Ministério do Turismo, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Lei Estadual de Incentivo à Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura apresentam:
PT | EN
Coronavírus. Saiba como proteger você e sua família. Acesse saude.gov.br/coronavirus

Você sabe o que é Metaverso?

Vamos morar no “metaverso”, em breve. Mas afinal, o que é isso? No sexto episódio da série “Você Não Sabia”, o Criador de Conteúdo, Antônio Miranda, explica o que é o metaverso e seus possíveis impactos na forma como vivemos em sociedade.

Conheça mais sobre a série Você Não Sabia.

Segundo Mark Zuckerberg, metaverso é um conjunto de espaços virtuais onde você pode criar e explorar com outras pessoas que não estão no mesmo espaço físico que você. E foi inspirado no metaverso que o nome da empresa deixou de ser Facebook e virou Meta.

Essa explicação está satisfatória? Vamos para mais detalhes.

Eu diria que metaverso não existe. Pelo menos não em sua completude. A ideia do metaverso consiste em um ambiente digital que tenta imitar a realidade. E combina aspectos de mídias sociais, jogos online, realidade aumentada, realidade virtual e criptomoedas.

Antônio Miranda – Criador de Conteúdo

A ideia do metaverso não é a pessoa somente ver e ouvir algum conteúdo digital, mas é ter ela imersa em um lugar onde o mundo digital e físico converge.

Antônio Miranda – Criador de Conteúdo

Imagem mostrando uma tela de celular com várias logos de redes sociais | Rio2C

Ainda não chegamos 100% neste novo mundo, mas as histórias de Black Mirror estão cada vez mais perto de serem reais, devido ao avanço rápido da inteligência artificial, o progresso da robótica, a internet das coisas, a chegada do 5G e a demanda crescente por estar cada vez mais conectado.

Mas e agora que você sabe que um mundo totalmente virtual poderá existir, estudaria em um campus de faculdade virtual? Ou sairia para beber com os amigos em um barzinho virtual?