Ministério do Turismo, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Lei Estadual de Incentivo à Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura apresentam:
PT | EN
Coronavírus. Saiba como proteger você e sua família. Acesse saude.gov.br/coronavirus

5G já virou realidade?

Vivemos em um ambiente totalmente conectado. Podemos dizer que o 4G revolucionou as relações mundiais, pois conseguimos assistir vídeos longos, fazer download de arquivos e trocar mensagens instantâneas. Porém, essa tecnologia já está se tornando obsoleta por conta da chegada do 5G.

No quarto episódio da série “Você Não Sabia”, o Criador de Conteúdo, Antônio Miranda, fala sobre as possibilidades que o 5G vai trazer para a sociedade. Continue aqui e descubra um mundo que você não conhecia.

Conheça mais sobre a série Você Não Sabia.

A evolução da tecnologia na comunicação

Do telégrafo, passando pelo telefone e o rádio, até chegar nos celulares analógicos, depois os digitais, a conectividade com o envio de mensagens, depois a troca de imagens, uso de apps e muito mais. Isso é o que já vivemos, mas o que está por vir com o 5G?

Basicamente, a Internet vai ser absurda, chegando a 20GB/s. Latência, no universo da Internet, significa lerdeza. Enquanto a 4G tem uma latência de 60ms a 98ms, a 5G tem uma latência de 1ms. Com essa latência reduzida, muitos dados poderão ser trocados. Médicos poderão operar a distância. Carros autônomos terão finalmente o necessário para andar em ruas estreitas e lotadas como as do Rio.

Antônio Miranda – Criador de Conteúdo

Mas o 5G já é realidade?

Sim, pois na China já existem cidades completamente ligadas no 5G.

Para você ter uma noção, existem cerca de 100 mil antenas 4G aqui no Brasil e lá na China tem mais de 700 mil só de 5G.

Antônio Miranda – Criador de Conteúdo

Mas no Brasil não tem 5G? Ainda não! Se você pensa que está usando 5G, não é bem por aí. Dá um conferida no vídeo abaixo para entender melhor sobre esta evolução da tecnologia até chegar no 5G, os países e empresas que já estão na era 5G e como está aqui no Brasil.