Ministério do Turismo, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Lei Estadual de Incentivo à Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Riotur e Cidade das Artes apresentam:

Rio2C 2022 encerra com números surpreendentes

Apesar das dificuldades enfrentadas pela indústria do entretenimento durante a pandemia, o Rio2C 2022 fechou com números superlativos, após seis dias de enorme oferta de conteúdo.  

As 38 mil pessoas que passaram pela Cidade das Artes tiveram acesso a 450 painéis, com a participação de mais de mil palestrantes nos quinze palcos com temáticas transversais, além de uma série de experiências imersivas envolvendo realidade virtual, games e música, entre outras. 

Veja como foi o Summit Meio & Mensagem

Sempre conectado com as tendências dos mais variados segmentos desde a sua concepção, nesta edição o maior encontro de criatividade da América Latina teve como pilares o consumo inteligente de conteúdo e o encontro presencial, cultivando a sua essência de ser um lugar de troca de experiências e de fomento de ideias in loco

“Nosso grande diferencial residiu no presencial, na potência dos encontros. A experiência de pausar a rotina diária para mergulhar num universo de conteúdos e discussões inspiradoras, lado a lado com algumas das mentes mais interessantes da indústria, é inigualável e irreplicável digitalmente. Num momento de grande aceleração digital, a decisão de fazer esta edição 100% presencial foi bem ousada, mas estou convencido de que foi muito acertada. A felicidade estampada no rosto de quem esteve por aqui me dá essa certeza”.

(Rafael Lazarini, criador e CEO do evento) 

Veja como foi o Summit Game+

Na área de mercado foram realizadas ainda 1.200 reuniões nas rodadas de negócios e 2.480 inscrições de projetos para pitchings – nas áreas de música, inovação e audiovisual – com a participação de mais de mil empresas brasileiras e estrangeiras, de 75 países. Outro resultado que chama a atenção é o volume de 15 terabytes de dados movimentados na rede de wi-fi do evento (downloads de fotos e vídeos, e tráfego de informações). 

“O Rio2C é um evento de fomento à indústria criativa e, como tal, os negócios gerados na nossa área de mercado, bem como a partir dela, são o que fazem dele essa potência. E o mercado do Rio2C nunca foi tão forte e diverso”, afirma Lazarini. 

ANÚNCIOS INÉDITOS NO RIO2C 2022

Executivos de grupos de conteúdo audiovisual aproveitaram o evento para anunciar novidades em sua programação. Neste ano, a Globo ampliou o investimento no mercado independente e planeja lançar 194 projetos e mais de 1.089 horas de conteúdo nas quatro principais plataformas de atuação da empresa: TV aberta, TV paga, streaming e cinema. Os canais pagos respondem pela maior parte desse volume, com 129 lançamentos planejados para 2022. Na Globo Filmes, serão 44 lançamentos com primeira janela nos cinemas, sendo 28 obras de ficção e 16 documentários.  

Em um painel com Renata Silveira, Galvão Bueno e Renato Ribeiro, do núcleo de esportes da TV Globo, foi anunciado em primeira mão que a locutora será a primeira mulher brasileira da história a narrar jogos da Copa do Mundo, começando no Qatar. Também foi revelado que o jornalista Tiago Leifert fará a narração dos jogos da Copa do Mundo do Catar 2022, com exibição simultânea no SporTV e Globoplay. A plataforma de streaming da emissora terá 17 produções originais desenvolvidas com produtoras independentes e quatro produções da casa, entre elas o reality The Masked Singer. 

Em uma das atrações mais concorridas do evento, Malu Miranda, a Head de originais da Amazon Studios, ao lado de Lázaro Ramos e Ingrid Guimarães, talentos exclusivos da casa, anunciou suas novas contratações: Fabiana Karla (atriz), Susana Garcia (diretora) e Adriana Falcão (roteirista). Também foram apresentados pela primeira vez os teasers das séries: “Cangaço Novo” (O2), “Amar é para os Fortes” (Pródigo), “Caravana das Drags” (Producing Partners) e “Novela” (Porta dos Fundos). 

A HBO Max apresentou o novo reality show “A Ponte: The Bridge Brasil”, com o ator Murilo Rosa, e “Jornada Astral”, com a apresentadora Angélica. Duas séries documentais também foram anunciadas pelo canal – “Pacto Brutal: Caso Daniela Perez”, dirigida por Tatiana Issa e Guto Barra, e “PCC: O Poder Secreto”, que narra a história recente de uma das mais importantes organizações criminosas do mundo que emergiu dos presídios brasileiros. 

A Netflix divulgou em primeira mão um projeto de ficção do showrunner Luis Lomenha, inspirado na Chacina da Candelária, com produção da Jabuti Filmes e Kromaki, bem como a segunda temporada da sitcom “A Sogra Que Te Pariu”, que atingiu a marca de mais de 11 milhões de horas assistidas apenas na semana de estreia e alcançou o sexto lugar no Top 10 Global de séries de língua não-inglesa da plataforma de streaming. 

Veja como foi o primeiro dia da Conferência do Rio2C 2022

MERCADO 

Voltado à realização de negócios nos setores de audiovisual, inovação e música, a seção de mercado do Rio2C movimenta centenas de milhões de reais a cada edição. 

AUDIOVISUAL 

O mercado do audiovisual organizou mais de 1.200 reuniões entre profissionais do setor, com a participação de 211 players do mercado global em busca de novas parcerias para projetos originais nos segmentos de ficção, documentários/factual e Kids, em diversos estágios de produção. 

Participaram executivos de empresas de grandes players, como Warner Media, Red Bull Studios, Star+, Amazon Studios, Netflix, Globoplay, Discovery, Paris Filmes e Sony Pictures, Viacom International Studios e The Walt Disney Company entre muitos outros. 

“O setor audiovisual, apesar de todas as dificuldades enfrentadas nos últimos anos, mostrou pujança e uma energia renovada pela demanda das plataformas de streaming. Tivemos números recorde, como 47 players inéditos e 75 internacionais, número bastante superior à edição de 2019, além de representantes de todas as regiões do país. Nas sessões de pitching, contamos também com outras iniciativas inéditas, como o “Pitch me Cartoonito”, em parceria com o Cartoon Network, focado em animação para crianças de até cinco anos de idade e o pitching de coprodução audiovisual.”

(Rafael Lazarini, criador e CEO do evento) 

Veja como foi o segundo dia da Conferência do Rio2C 2022

INOVAÇÃO 

Voltado a executivos de startups interessados em apresentar suas soluções a investidores, o mercado de inovação tem o objetivo de impulsionar o ecossistema da indústria criativa nacional e internacional do setor. 

“Contamos com a participação de 24 startups e 44 investidores na banca do  pitching. O mercado teve ainda desafios corporativos lançados por nossos patrocinadores e parceiros, além de mentorias nas temáticas de propriedade intelectual, música, audiovisual/XR e VR, e games”, explica Lazarini. 

“Aproveitamos ainda o evento para anunciar em primeira mão o Kinect Hub, projeto desenvolvido em parceria com a NeoVentures, que será o primeiro hub de inovação das indústrias criativas no Brasil. A NeoVentures é uma powerhouse em inovação corporativa e está por trás de alguns dos maiores hubs setoriais do mundo, como o Mining, para a indústria de mineração e siderurgia, o Silo, para o agronegócio, o Icon, para a construção civil e o FashionHub, para a moda e indústria têxtil. A ideia é que inicialmente o Kinect Hub foque no setor audiovisual e vá além do match entre empresas e startups, acompanhando a jornada completa, desde o levantamento da saúde das empresas até a validação das soluções.”

(Rafael Lazarini, criador e CEO do evento)

Veja como foi o último dia da Conferência do Rio2C 2022

MÚSICA 

No PitchingShow, uma criação original do Rio2C e adaptação do formato de sucesso das sessões de pitching do mercado audiovisual e de startups, 18 artistas e bandas – entre 1.152 artistas inscritos – de diferentes gêneros musicais e trajetórias, ganharam a oportunidade única de tocar suas canções diante de uma comissão formada por nomes estratégicos e influentes do segmento. 

A seleção dos artistas do PitchingShow foi realizada por uma banca avaliadora comandada pelo produtor e compositor Zé Ricardo, curador de música do Rio2C. Os pocket shows são realizados em um palco aparelhado com equipamentos de som e luz de alta qualidade, dentro de uma sala privada. 

Participaram desta edição Juliana Linhares (Rio Grande do Norte); Anna Lu (São Paulo); Madayati (Curitiba); Thalia Abdon (São Paulo); Maraia Takai (Pernambuco); Cinco Nós (Espirito Santo); 2de1 (Santos); Victor Mus (Rio de Janeiro); Drenna (Rio de Janeiro); LX_Trocen (Rio de Janeiro); Renegado (Minas Gerais); Black Pantera (Minas Gerais); Bivolt (São Paulo); El Pavuna (Rio de Janeiro); Liége (Amazonas); Amanda Magalhães (Rio de Janeiro); China (Pernambuco); Pedro Mahal (Rio de Janeiro). 

A edição deste ano foi apresentada pela Petrobras e tem patrocínio do Banco do Brasil, Ministério do Turismo, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Riotur e Cidade das Artes. 

E isso foi somente um pouco do que rolou do primeiro dia da Conferência do Rio2C 2022.  

E já tem data para 2023!