O Mundo do Entretenimento

Home > Edição 2022 > O Mundo do Entretenimento

No segundo dia da Conferência, edição de 2022, o Rio2C reuniu artistas, empresários e pesquisadores para discutir o mundo do entretenimento nos dez palcos do evento que aconteceu na Cidade das Artes. 

Em 28/04/2022, temas como a propriedade intelectual, o futuro da indústria criativa, o retorno dos eventos presenciais, a complexidade das pessoas e de seus mundos e soluções tecnológicas para uma melhor qualidade de vida foram abordados nos dez palcos do Maior Encontro de criatividade da América Latina, que ocupou a Cidade das Artes até 01 de maio.  

Veja como foi o primeiro dia da Conferência do Rio2C 2022 

O dia começou com a palestra do premiado produtor, script doctor e executivo sênior israelense, Koby Gal Raday, no GlobalStage, que falou sobre seu trabalho com criadores e roteiristas para desenvolver obras autênticas e globais. E dentro do tema conteúdo, no painel O futuro do melodrama no centro cultural do conteúdo original, roteiristas como Patricia Moretzsohn (Malhação) e Raphael Montes (Bom dia, Verônica) e executivos debateram sobre a renovação do melodrama na era dos streamings no palco do StoryVillage

Sylvie Forbin, vice-presidente da OMPI (Organização Mundial da Propriedade Intelectual), a mais importante entidade de propriedade intelectual do mundo, apresentou dados inéditos sobre o impacto do COVID-19 sobre as indústrias criativas, seguida de uma discussão sobre mudanças e tendências que moldarão as diferentes áreas da indústria, tanto para artistas, criadores e empresas, como para o público em geral. O retorno dos eventos presenciais também foi abordado pelo publicitário, empresário e criador do maior festival de música do mundo, o Rock in Rio, Roberto Medina

Veja abaixo mais alguns destaques: 

GlobalStage 

AMAZON STUDIOS: HOME FOR TALENT 

Lar de talentos de origens diversas, Amazon Studios conta histórias em que a alegria, a profundidade e a complexidade de pessoas e seus mundos são elementos centrais. No Brasil desde 2019, constrói narrativas brasileiras e universais, inclusivas e democráticas.  

Executivos, criativos e talentos apresentaram o conceito Home for Talent, fazendo uma retrospectiva da presença do Amazon Studios no país, revelando lançamentos de produções inéditas e falaram das experiências em pensar, criar e construir o novo pelo entretenimento, pela arte, pela equidade e inclusão.  

StoryVillage

ROCK BRASIL: 40 ANOS DE ESTRADA, HISTÓRIA E REBELDIA 

Uma conversa que trouxe a perspectiva de alguns dos protagonistas do Rock nacional, que, muito mais que um estilo musical, foi um dos principais movimentos musicais do Brasil, influenciando o comportamento de toda uma geração.  

Os anos 80 ficaram marcados pela explosão do rock brasileiro, formando a famosa “Geração 80” do Brasil, com arranjos fortes, letras politizadas e que prezavam pela liberdade de expressão. Foi uma época marcada por bandas que fizeram história na música brasileira e criaram um movimento que inspira jovens até hoje. 

Biodom

CAMINHOS PARA UMA ECONOMIA BIODIVERSA

A bioeconomia promove a integração entre os sistemas biológicos e as novas tecnologias para o desenvolvimento de produtos e serviços mais sustentáveis. Suas aplicações são múltiplas e englobam vários segmentos industriais, já que grande parte deles faz uso de nossos recursos naturais.

Neste painel, cientistas da sustentabilidade e gestores da bioeconomia falaram sobre os progressos que vêm fazendo e as possibilidades para o futuro.

House of Brands

A FORÇA DA CRIATIVIDADE PRETA

A crescente demanda das marcas por ideias com senso de propósito e o avanço de pautas sociais também como premissa para identificação desafiam os criativos.

Neste painel a conversa foi sobre a potência das mentes, das vozes e dos corações que criaram tantos ritmos e movimentos culturais, desta vez, para pensar as marcas e principalmente trazer uma fala originária e autêntica, que se conecte com o público.

CyberStage

O FUTURO NÃO ESTÁ ESCRITO

Apesar de todas as previsões sobre o que vai acontecer com o futuro da internet e da economia criativa, só existe uma certeza: o futuro será escrito por nós, agora.

A nova – e descentralizada – jornada da ideia, a criatividade coletiva, a transformação de dados em inspiração e inovação são os três motores principais das mudanças para os próximos anos.

Neste painel, Fabio Seidl, diretor global de desenvolvimento criativo da META, refletiu sobre as infinitas possibilidades de futuro, que derivam da nossa capacidade e experimentação criativas.

PitchingShow

A seleção dos artistas do PitchingShow foi realizada por uma banca comandada pelo produtor e compositor Zé Ricardo, curador de música do Rio2C, mediante inscrição gratuita no site do evento.

Os pocket shows, com duração de 30 minutos cada, foram realizados em um palco aparelhado com equipamentos de som e luz de alta qualidade, dentro de uma sala privada.

Neste dia (28/04) se apresentaram Black Pantera, Pedro Mahal, Maraia Takal, Victor Mus e Madayati.

A edição deste ano foi apresentada pela Petrobras e tem patrocínio do Banco do Brasil, Ministério do Turismo, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Riotur e Cidade das Artes.

X













    Sim, desejo receber informações sobre ofertas exclusivas, comunicações comerciais e notícias do Rio2C e seus parceiros através de qualquer meio físico ou digital.