Ministério do Turismo, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Lei Estadual de Incentivo à Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Riotur e Cidade das Artes apresentam:

Summit Meio & Mensagem: Onde Conteúdos e Marcas se Encontram

Em 26 de Abril de 2022 o Rio2C iniciou a sua volta ao presencial com o Summit Meio & Mensagem e o Summit Game+, abordando o mundo dos games e o das marcas em 27 painéis. 

Sempre conectado com as tendências dos mais variados segmentos desde a sua concepção, a atual edição apostou no slow content e no consumo inteligente como bases temáticas, bem como no encontro presencial, cultivando a sua essência de ser um lugar de troca de experiências e de fomento de ideias in loco

“Apesar de hoje ser um dia de celebração, não podemos colocar uma lente cor-de-rosa e fingir que nada aconteceu com a indústria criativa e do entretenimento. E o fato de estarmos aqui hoje mostra a resiliência do nosso setor. Faz exatos três anos que estávamos aqui nesse palco encerrando o Rio2C de 2019 e anunciando a data da edição seguinte que acabou não acontecendo. Curiosamente, tivemos três anos para planejar esse evento, mas somente noventa dias para executar. Foi de fato uma experiência hercúlea.”

(RAFAEL LAZARINI, CEO E FUNDADOR DO RIO2C, EM SEU DISCURSO DE ABERTURA NO GLOBAL STAGE, PRINCIPAL PALCO DO EVENTO)

Summit Meio & Mensagem

O Rio2C reeditou em 2022 a parceria com o jornal Meio & Mensagem, estabelecida desde a edição de 2018 com o objetivo de mapear e impulsionar a criatividade brasileira. O Summit M&M, que reúne CMOs, criativos, designers, influencers, executivos de mídia, jornalistas, agências, produtores, plataformas e empresas de tecnologia, assim como o de games, foi realizado no primeiro dia.  

No painel “Na alegria e no cancelamento: a dinâmica ética no relacionamento entre marcas e influencers“, o CEO da Black Influence, Ricardo Silvestre, e o gerente sênior de Rede Sociais da Magalu, Pedro Octavio Alvim, conversaram sobre como os influenciadores deixaram de ser uma iniciativa de nicho para serem incorporados às estratégias macro de marketing e comunicação das grandes marcas.

O painel “Um olho na notícia e os dois nos dados: o fim da dicotomia entre o bom jornalismo e audiência” abordou a necessidade dos veículos de imprensa em investirem em inteligência para melhorar o relacionamento e ampliar o conhecimento sobre seus leitores para não alimentar a indústria de fake news. A editora-assistente do Meio e Mensagem, Bárbara Sacchitiello, participou da mesa com o coordenador do Google News Lab, Marco Túlio Pires, o Head de Produto da Vibra, Allen Chahad, e a editora de Digital e Audiência da Folha de São Paulo, Camila Marques. 

No painel “Criatividade & Conteúdo: Novos Formatos para uma Audiência Always On – uma Conversa entre Boninho e Sergio Gordilho”, o executivo da TV Globo conversou com o copresidente da agência África, no ano em que o BBB completou 22 edições, sobre como reinventar um formato tão conhecido, o desafio desta renovação e o papel do conteúdo e da criatividade em tempos de streaming.

Isso foi somente um pouco do que rolou do primeiro dia da edição 2022 do Rio2C.

E já tem data para 2023!