Ministério do Turismo, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Lei Estadual de Incentivo à Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Riotur e Cidade das Artes apresentam:

A importância da Arte e da Tecnologia na Sociedade

No último dia da Conferência, edição de 2022, o Rio2C apresentou aproximadamente 50 painéis que abordaram temas como o processo de produção de uma série, desde a sala de roteiro até as filmagens de um episódio, o rap como instrumento de transformação social, a necessidade da sociedade se reconectar à natureza, os benefícios e desafios de aliar educação e tecnologia, entre outros. 

O dia começou com o painel “Grey´s Anatomy & Station 19: do Roteiro à Produção”, no GlobalStage, que trouxe o roteirista brasileiro Beto Skubs, a produtora executiva Kiley Donovan e a atriz Stefania Spampinato, numa celebração aos mais de 400 episódios da série. 

Veja como foi o primeiro dia da Conferência do Rio2C 2022

Na sequência, o mesmo palco recebeu o premiado produtor Scott Steindorff. Diagnosticado com o transtorno do espectro autista e especialista na adaptação de livros bestsellers para cinema e TV, ele compartilhou sua própria experiência na produção de conteúdo a partir da canalização de emoções para a arte

Veja como foi o segundo dia da Conferência do Rio2C 2022

No StoryVillage, o americano Shain Shapiro apresentou a sua teoria da importância da música como uma ferramenta poderosa para cidades e governos para impulsionar o crescimento econômico de suas comunidades, bem como para criar planos de investimento globais. Ele mostrou como o Rio, com toda a sua incrível cultura, pode se tornar uma cidade líder global da música não apenas na arte, mas na política e na prática. 

A importância da música na vida da comunidade também foi abordada no encontro entre Mano Brown e Criolo, dois dos maiores ícones do rap nacional, no GlobalStage. Eles falaram sobre o rap como instrumento de transformação social, como esse ritmo, que saiu do gueto e ganhou o mundo, movimenta milhões e influencia o comportamento de várias gerações. 

Veja abaixo mais alguns destaques: 

GlobalStage 

COMO ADIAR O FIM DO MUNDO – UMA CONVERSA COM AILTON KRENAK 

“O nome krenak é constituído por dois termos: um é a primeira partícula, kre, que significa cabeça, a outra, nak, significa terra. Krenak é a herança que recebemos dos nossos antepassados, das nossas memórias de origem”.  

Vivemos uma era geológica marcada pela interferência do ser humano na Terra, o Antropoceno. As mudanças provocadas por nós ameaçam o clima e a biodiversidade do planeta. Elas nos fazem refletir sobre nossa relação com outros seres e nosso impacto nos espaços que ocupamos.   

Neste painel, Ailton Krenak, uma das maiores lideranças indígenas do país, conversa com Fabio Scarano, ecólogo, e M.M. Izidoro, autor e roteirista, sobre a necessidade de nos reconectarmos à natureza. Três perspectivas plurais e complementares sobre a importância de resgatarmos o conhecimento ancestral de que somos parte dela.  

BrainSpace

WEARABLE TECH: NEUROCIÊNCIA PARA EDUCAÇÃO 

Aliar tecnologia e educação nunca foi tão necessário num mundo onde as novas gerações já nascem hiperconectadas.  

Enquanto o mercado de e-learning ultrapassa 200 bilhões de dólares, professores em sala de aula percebem a urgência de inserir na rotina educacional métodos e ferramentas digitais que estejam alinhados com as vivências dos jovens e que possam permitir um ensino personalizado e inteligente.  

Para discutir o tema, neurocientistas conversaram com empreendedor referência na área educacional sobre como a criatividade atualmente contribui para a redefinição de moldes da educação no país, e sobre os benefícios e desafios de aliar educação e tecnologia. 

Screening Room

FORMATOS ORIGINAIS COM ALCANCE GLOBAL 

Apesar de o Brasil ser um país altamente criativo e com uma consistente produção audiovisual, ainda está longe de ser um potente criador e exportador de formatos de conteúdo non-scripted.  

Neste painel, executivos debateram o potencial do mercado brasileiro para desenvolver formatos de não-ficção originais e a oportunidades de vendas para o mercado global.  

Foram apresentadas oportunidades, cases de sucesso e modelos de negócios para este segmento. 

Future-U 

SOCIEDADE DO DESEMPENHO E BURNOUT 

Em 2022, a Síndrome de Burnout passou a ser considerada uma doença ocupacional classificada pela Organização Mundial da Saúde.  

Seus sintomas são consequência de uma vida cada vez mais acelerada, exigências de alta performance e desempenho, entre outros fatores.  

O assunto é atual, urgente e necessário e foi debatido sob a perspectiva de psicólogos, líderes de pessoas e um filósofo. 

NewFrontier 

DIGITAL TWIN: UM MAPA DA CIDADE COMO VOCÊ NUNCA VIU 

Washington Fajardo, secretário do planejamento urbano do Rio de Janeiro, falou sobre o projeto de mapeamento de dados das favelas e do centro através da utilização do Digital Twin, um modelo virtual inovador que amplia e facilita a visão sobre os desafios a serem enfrentados nestes locais, permitindo o desenvolvimento de estratégias e soluções mais acuradas e efetivas para a cidade. 

PitchingShow 

A seleção dos artistas do PitchingShow foi realizada por uma banca comandada pelo produtor e compositor Zé Ricardo, curador de música do Rio2C, mediante inscrição gratuita no site do evento.  

Os pocket shows, com duração de 30 minutos cada, foram realizados em um palco aparelhado com equipamentos de som e luz de alta qualidade, dentro de uma sala privada.  

Neste dia (29/04) se apresentaram LX_Trocen, Talia Abdon, Cinco Nós e China. 

A edição deste ano foi apresentada pela Petrobras e tem patrocínio do Banco do Brasil, Ministério do Turismo, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Riotur e Cidade das Artes. 

E isso foi somente um pouco do que rolou do primeiro dia da Conferência do Rio2C 2022.  

E já tem data para 2023!