Festivalia: Entretenimento para todos

Home > Edição 2022 > Entretenimento para todos

O Rio2C encerrou a edição de 2022 com a Festivalia, reunindo farto conteúdo e entretenimento destinados a um público mais jovem, nos dias 30 de abril e 1º de maio, na Cidade das Artes.  

Durante os dois dias, o público teve a chance de vivenciar experiências imersivas com games e realidade virtual e aumentada, além de assistir e participar de mais de 70 palestras, oficinas e masterclasses com grandes nomes da indústria criativa. 

Veja como foi o Summit Meio & Mensagem

Fenômeno do entretenimento audiovisual brasileiro, o Porta dos Fundos comemorou 10 anos e apresentou a conferência Alimentando o Portaverso, com o Porta dos Fundos, no palco StoryVillage, sobre como é a rotina de manter ativas todas as janelas do Portaverso.  

Na sequência, o roteirista brasileiro Beto Skubs, da série Grey’s Anatomy, falou sobre sua carreira, os desafios, dificuldades e conquistas de sua bem-sucedida trajetória.  

No domingo 1º de maio, os talentos da Play9 Raphael Vicente, o Tik Toker com mais de 2 milhões de seguidores, e Mariana Mortani, especializada em literatura e cinema, estiverem juntos na mesa TikTok, YouTube, Instagram… Qual é a sua plataforma? para contar como começaram suas carreiras nas redes, seu poder de engajamento e sobre a criação de conteúdo relevante para atrair e reter seguidores.  

Veja como foi o Summit Game+

Logo depois, a atriz e produtora Cleo conversou com o produtor e agente de talentos Diego Timbó no painel O novo audiovisual independente e potente: da concepção ao lançamento. 

O palco Screening Room abriu com dois painéis apresentados por executivos da Endemol Shine Brasil. No primeiro, dia 30/4, Eduardo Gaspar, VP de Criação, falou sobre como adaptar formatos internacionais como The Masked Singer, Casamento às cegas e Canta Comigo, entre outros. Logo depois, as executivas Ana Lobo, VP de Brand Content, e Mari Leal, Branded Content Sales, apresentam cases de sucesso de projetos de marcas produzidos sob demanda para seus clientes na conferência O boom do brand entertainment e dos realities no Brasil

Uma masterclass com os disruptivos Abdala Brothers, os irmãos André e Salomão Abdala, de 23 e 25 anos – as mentes brilhantes por trás do primeiro comercial da Porsche filmado no Brasil –, ocupou o ScreeningRoom, no dia 30/4.  

Veja como foi o primeiro dia de Conferência 2022

Apaixonados por cinema, em especial pelos diretores Tarantino e Christopher Nolan, a dupla é conhecida por criar conteúdo original autêntico e inovador e falam sobre o que atraiu marcas como Honda, Porsche e NASA para se tornarem seus clientes e como desenvolveram uma linguagem absolutamente inovadora para filmar, tornando-se expoentes do gênero.  

No domingo, o espaço abrigou workshops sobre a lógica por trás do humor – com Maurício Rizzo, responsável por sucessos como A Grande Família, A Diarista, Cilada, entre outros –; também teve o workshop Transformação audiovisual – invertendo a lógica de processos e criação de conteúdo com a Sócia-fundadora da Hub Transformação Audiovisual, Daniela Tolomei, Leo Edde (diretor do Sicav, VP da Firjan e Codiretor da Transformação) e Pedro Curi (professor e coordenador dos cursos de graduação de Cinema e Audiovisual e Jornalismo da ESPM-Rio), que ensinaram de forma prática e objetiva porquê e como inverter a lógica de processos e criação de conteúdo. 

No palco NewFrontier foi possível ouvir de executivas do Spotify e Deezer dicas para fazer podcast ou impulsionar seu conteúdo. A XRBR, maior associação de profissionais de mídias imersivas do país, promoveu diversos workshops sobre games, realidade imersiva, design thinking nos palcos CyberStage e BrainSpace. Este último abrigou ainda palestras sobre edição genética e alimentação, saúde e cérebro, com cientistas da UFRJ, Fiocruz e PUC.  

Veja como foi o segundo dia de Conferência 2022

Além de assistir às palestras e participar das oficinas, o público teve a chance de vivenciar diferentes experiências imersivas, conhecer e experimentar novidades tecnológicas, jogar diferentes games e fazer simulações que vão de um mergulho em águas profundas a um passeio por dentro de uma orquestra em atividade. 

Na atração Uma Missão em águas ultraprofundas, a Petrobras conduziu os visitantes do Rio2C à uma experiência hiperimersiva, que brincou com os sentidos, transformando-os em um ROV (Remotely Operated Vehicle), veículos subaquáticos operados remotamente. A ação usou os mais avançados recursos de realidade virtual para os participantes conhecerem as principais tecnologias da exploração de petróleo.  

Para comemorar os 35 anos de patrocínio à Orquestra Petrobras Sinfônica, a Petrobras, que apresentou o Rio2C 2022, trouxe ao evento a “Orquestra Adentro”, uma experiência sensorial única no mundo em que o público poderá caminhar por dentro de uma orquestra formada por caixas de som. Cada caixa representa um tipo de instrumento e, somadas, apresentam uma composição autoral. 

A GameBox BB é uma carreta gamer que possui dez computadores e cinco videogames e esteve à disposição dos frequentadores do Rio2C para jogarem e realizarem pequenos campeonatos internamente.  

Com uma estrutura de arena multiplayer, o espaço Venturion trouxe para o Rio2C a Laser Storm Arena VR, uma experiência de realidade virtual onde o público foi transportado para um jogo imersivo através de óculos de VR e controle de lasers sem cabos, simulando uma batalha espacial. 

O Descomplica teve em seu stand uma programação de aulas – com diversas atrações –, mostrando para o público uma nova maneira de aprender e desvendando o futuro da educação.  

A Avell veio para o Rio2C com um espaço de lounge ocupado por pufes para relaxar e uma sala gamer imersiva, onde o público pôde jogar.  

Veja como foi o último dia de Conferência 2022

A Firjan SENAI ofereceu uma experiência interativa de audiovisual. Foram realizadas demonstrações de técnicas e uso de iluminação e captação de imagem, no qual, através do fundo chroma-key, o público foi inserido em um ambiente virtual desenvolvido e teve a oportunidade de conhecer mais sobre os equipamentos e como fazer na prática esta inserção. 

O Rio2C contou ainda com lounges e espaços para convivência e descanso, interação e networking e uma área de gastronomia com 15 food trucks, além de bikes de pequenos lanches espalhadas pelo local. 

A edição deste ano foi apresentada pela Petrobras e tem patrocínio do Banco do Brasil, Ministério do Turismo, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Riotur e Cidade das Artes. 

E isso foi somente um pouco do que rolou do primeiro dia da Conferência do Rio2C 2022.  

E já tem data para 2023! 

X













    Sim, desejo receber informações sobre ofertas exclusivas, comunicações comerciais e notícias do Rio2C e seus parceiros através de qualquer meio físico ou digital.