Ideias de startups: como abrir um negócio criativo?

Abrir uma startup criativa requer inovação, determinação e estratégia. Entenda como colocar sua ideia em prática!

Foto: mkmult / Freeepik

Desenvolver uma startup criativa pode parecer uma ação destinada apenas a alguns poucos empreendedores geniais. Mas, a verdade é que todos os dias nascem ideias de startups inovadoras que acabam se perdendo por falta de planejamento.

Seja na área da tecnologia, sustentabilidade ou diversidade, empreender requer uma combinação de criatividade, determinação e estratégia. Se você pensa em abrir um negócio criativo, mas não sabe nem por onde começar, este conteúdo vai te ajudar.

Ao longo do texto, vamos te mostrar as áreas consideradas criativas, como tirar boas ideias do papel e desenvolvê-las.

Áreas consideradas criativas

Existem diversas áreas hoje na indústria criativa que podem ser consideradas na hora de começar uma startup. Vejamos as principais:

  • Sustentabilidade é uma área repleta de oportunidades para empreendedores criativos. Existem diversas opções para investir, como produtos ecológicos e implementação de práticas sustentáveis para outras empresas;
  • Negócios digitais estão em constante expansão e oferecem oportunidade de explorar uma nova forma de criação. São muitos serviços e produtos inovadores ligados ao digital que usam a tecnologia para atender às necessidades do mercado;
  • Tecnologias inovadoras, como os mais diversos tipos de inteligência artificial e biotecnologia estão constantemente desafiando os limites do conhecimento humano, desenvolver uma startup nesse setor traz oportunidades radicais de transformação; 
  • Diversidade e inclusão são áreas que estão ganhando cada vez mais destaque no mundo dos negócios. Uma startup voltada para esses princípios pode oferecer soluções para organizações maiores e atrair uma ampla base de clientes;
  • Elaboração de projetos para modelos de negócios é quando há a formação de uma parceria com outras empresas que precisam transformar suas ideias em realidade. A ajuda vem através de orientação personalizada e suporte durante o processo; 
  • Empreendedorismo social combina lucro com propósito e busca soluções inovadoras para os problemas sociais. Startups nessa área tem foco em criar um impacto positivo na sociedade de forma criativa.
Foto: Freepik

Como as ideias de startups saem do papel?

Para que uma ideia saia do papel, é necessário seguir alguns passos que ajudam a garantir o sucesso da sua startup.

Defina o tipo de negócio

Antes de mais nada, é importante escolher o modelo de negócio. Nessa etapa, a inovação deve estar presente em cada pequeno passo dado. Veja algumas dicas gerais para seguir nesse momento:

  • Identifique qual problema a sua startup resolverá;
  • Saiba muito bem quem é o seu público-alvo;
  • Elabore ideias criativas de como você se diferenciará da concorrência.

Elabore um plano de negócios

Depois disso, elabore um plano de negócios bem detalhado que inclua análises de mercado, estratégias de marketing e projeções financeiras. Veja algumas dicas gerais para seguir nessa etapa:

  • Realize uma pesquisa de mercado com foco em tendências e comportamento do público-alvo; 
  • Defina metas de curto, médio e longo prazo; 
  • Faça projeções financeiras realistas.

Reúna um time conectado

Nenhuma startup é feita apenas de uma pessoa. Por isso, reúna um time conectado com pessoas talentosas e apaixonadas por aquilo que faz. Lembre-se: as habilidades dessas pessoas devem ser complementares às suas. Existem algumas dicas para conseguir garantir um time coeso:

  • Investimento na cultura organizacional; 
  • Valorizar a diversidade no processo de recrutamento e seleção; 
  • Estabeleça canais eficazes de comunicação.

Corra atrás de recursos 

Nós sabemos que os recursos financeiros são uma das partes mais importantes na criação de uma startup, seja ela qual for. Portanto, explore diferentes fontes de financiamento, como investidores, incubadoras, e até mesmo financiamento coletivo. Veja algumas dicas gerais para manter as finanças em dia:

  • Monitore a estratégia financeira constantemente;
  • Invista em programas de mentoria e networking;
  • Registre todas as despesas e receitas, independente do tamanho delas.

Tenha uma estratégia de captação de clientes

De nada adianta ter um produto ou serviço incrível se você não tiver clientes. Para evitar essa situação, tenha uma estratégia bem definida para a captação de clientes. Você pode fazer isso através de:

  • Identificação clara do seu público-alvo e seus hábitos de consumo;
  • Utilização de técnicas de marketing digital, como SEO e marketing de conteúdo;
  • Coleta de feedback dos clientes e utilização dessas informações para aprimorar o serviço.
Foto: Wavebreak Media / Freepik 

Como desenvolver uma startup criativa?

Bom, agora que você já tem a sua ideia completamente estruturada, chegou a hora de lançar sua startup criativa no mercado. Mas, como fazer isso? Veja a seguir algumas dicas que podem ajudar nesse processo.

Entenda o mercado

Você sabe onde está pisando? Antes de lançar sua startup, é indispensável conhecer o mercado que você está entrando. Não menospreze a análise da concorrência e muito menos a pesquisa sobre as tendências de mercado. Elas podem ser a diferença entre o sucesso e o fracasso para sua ideia criativa.

Avalie viabilidades

Por mais criativa que seja sua ideia, ela só terá sucesso se for viável do ponto de vista financeiro. Ou seja, você pode inventar algo muito útil e bem estruturado, mas se isso não trouxer um retorno interessante, pode ser que não se sustente ao longo prazo. 

Conheça o desejo do cliente

A criatividade deve sempre estar acompanhada da compreensão das necessidades e desejos do cliente. Invista seu tempo em pesquisas, entrevistas e testes de produto com grupos focais. Ouça quem fará seu negócio girar!

Desenvolva o pitch

Ter um modelo de pitch pronto é um passo fundamental no desenvolvimento de qualquer startup. Um bom pitch te ajuda a atrair investidores, clientes e parceiros. É primordial que você tenha uma apresentação concisa que convença os outros a se juntarem à sua jornada empreendedora.

Não descuide da burocracia

Muitas vezes, no meio da empolgação, nos esquecemos da burocracia. Pode ser chato e parecer desnecessário, mas saiba que as questões burocráticas podem levar sua startup à falência antes mesmo de trazer algum lucro. Certifique-se de cumprir todas as obrigações legais e regulatórias para evitar problemas no futuro.