Tipos de inteligência artificial para potencializar a criatividade

Seja para elaborar textos, peças de design ou animações, ferramentas de IA estão revolucionando o mercado criativo.

Ilustração: InkInspire/Freepik

Se até um tempo atrás a inteligência artificial (IA) era uma aposta do futuro, hoje ela está mais presente do que nunca em nosso dia a dia. E promete ganhar ainda mais espaço. Você está preparado para usar a IA a seu favor?

Muito se fala sobre ela, mas poucos sabem os tipos de IA disponíveis e como eles podem contribuir no estímulo à criatividade e inovação. Há, também, muitas resistências sobre o seu uso e aplicações.

Mas o que é a IA, afinal?

A IA nada mais é do que um conceito que faz referência à capacidade das máquinas e sistemas digitais de realizarem tarefas de modo similar à dos humanos. O objetivo da IA é criar sistemas que possam executar essas atividades de forma autônoma, sem intervenção humana constante.

É na sinergia entre robôs e humanos que reside o grande potencial da inteligência artificial. Unindo a IA e sua bagagem de dados, análises e automação com a expertise humana e sua visão mais estratégica e de experiência é que a magia acontece.

Se essa revolução tecnológica chegou, de fato, para ficar, é hora de apostar no que ela tem a oferecer de melhor desde já.

Neste artigo, vamos explorar algumas das ferramentas de inteligência artificial do momento e como elas podem contribuir no estímulo à criatividade nas mais diversas áreas profissionais.

Tipos de IA que estimulam a criatividade

Se a criatividade é um aspecto humano complexo, multifacetado e que demanda algum esforço de pensamento, a IA chegou para facilitar essa capacidade de valor universal. São muitos os tipos de IA capazes de estimular a criatividade, transformando tarefas complexas em processos mais ágeis e eficientes.

A seguir, listamos alguns campos profissionais que podem se beneficiar do uso da inteligência artificial, como a indústria audiovisual, e respectivas ferramentas capazes de potencializar os processos criativos. Confira:

IA para escritores e elaboração de textos

A IA é aliada de primeira hora de profissionais que atuam na criação de conteúdo. As ferramentas movidas por inteligência artificial podem ajudar amplamente nessa tarefa, produzindo textos em poucos segundos e tornando esse processo muito mais rápido.

Veja a seguir alguns exemplos de ferramentas que podem ser utilizadas para cumprir essa função:

ChatGPT

Ele é o queridinho do momento. Quem nunca ouviu falar? A ferramenta é um dos maiores exemplos de inteligência artificial. Com ela, é possível criar textos personalizados em segundos, a partir de um tópico relevante. Para quem atua nesse campo, o uso do ChatGPT pode potencializar essa criação e tornar mais ágil a produção de textos.

Bard

O Bard AI é a ferramenta de inteligência artificial do Google e tem o funcionamento muito parecido com o ChatGPT. Também é destinado à criação de textos, bastando ao usuário escrever o assunto ou a pergunta e, em segundos, receber a resposta gerada por IA.

Copy.AI

Também conhecido por robô copywriter, o Copy.AI também tem função semelhante ao ChatGPT e ao Bard. Ou seja, promove a aceleração da escrita.

O grande diferencial do Copy.AI é que ele permite selecionar exatamente o tipo de conteúdo que o profissional deseja produzir, como anúncios, posts para blog, descrições de produtos, e-mails e até legendas para redes sociais.

Niara

A Niara apresenta-se como a primeira ferramenta de SEO baseada em inteligência artificial e automações do Brasil. A plataforma permite a produção de textos de forma ágil e rápida, além de oferecer recursos de otimização que ajudam a ranquear o conteúdo nos principais mecanismos de busca.

Notion

Além de funcionar como ferramenta de IA para a elaboração de textos, o Notion também tem um diferencial que transforma bases de dados em insights práticos. A ferramenta é capaz de percorrer milhares de documentos em minutos, gerando resumos do material analisado.

IA para design gráfico

A IA também tem sido muito usada no campo do design gráfico. Com ela, os designers conseguem acelerar processos, usar ideias para aplicar em projetos e também lançar mão de novas abordagens criativas em suas entregas.

A seguir estão algumas ferramentas de IA que podem ser aplicadas no dia a dia de quem atua nessa área:

Khroma

O Khroma é uma plataforma online que utiliza a inteligência artificial para ajudar na escolha de paletas de cores para projetos de design. Com as técnicas de IA, a ferramenta consegue analisar e compreender as preferências visuais do usuário.

Com ela, é possível criar combos infinitos de cores que podem ser visualizados no formato de tipografia, gradiente, paleta ou imagem personalizada.

MidJourney

Midjourney é uma ferramenta online que permite aos usuários criarem imagens sem a necessidade de codificação. A interface não é tão simples, mas o resultado é incrível e vale a pena testar!

Para isso, basta introduzir a demanda de criação de imagens no bot da ferramenta, através de comandos dentro do aplicativo Discord. Ao descrever o que o usuário deseja ver, o Midjourney reúne imagens semelhantes à descrição e as combina de uma maneira única e artística, resultando em uma criação totalmente nova e ultrarrealista.

Dall-E 2

Da mesma empresa responsável pelo desenvolvimento do ChatGPT, o Dall-E 2 é outro poderoso aplicativo de geração de imagens IA, que conta com uma vasta variedade de ferramentas. A grande vantagem é que, além de criar imagens a partir de um comando de texto, ela também realiza alterações em fotos existentes e aplica nelas estilos artísticos determinados pelo próprio usuário.

IA para animação

A inteligência artificial também tem facilitado o processo de criação de imagens e de vídeos a partir de ferramentas que dispensam o uso de softwares complexos. Seja para criar sequências animadas ou simplesmente animar imagens estáticas, as opções são muitas. Listamos algumas para você conhecer:

Genmo

O Genmo é uma das mais conhecidas ferramentas de IA para animação. Ela utiliza um chatbot conversacional para receber instruções sobre o que animar em imagens estáticas, além de criar vídeos do zero a partir de descrições em texto.

Animated Drawings

Animated Drawings é uma ferramenta desenvolvida pela Meta para animar personagens a partir de desenhos. Ao fazer o download na plataforma, a ferramenta permite selecionar as partes do corpo que o usuário deseja movimentar, dando vida ao desenho.

D-ID

A ferramenta D-ID permite criar avatares animados a partir de uma imagem. Com o personagem criado, é possível definir o idioma que o avatar irá falar, além de refletir o olhar, tom da voz e personalidade desejados.

HeyGen

O HeyGen é uma ferramenta de criação rápida de vídeos capaz de transformar textos em vídeos com avatares e vozes gerados por IA. Basta descrever o personagem desejado e incluir textos e áudios para que a locução do avatar aconteça.

LeiaPix

O LeiaPix aplica um movimento de profundidade às fotos estáticas em 2D que as transformam rapidamente em imagens tridimensionais. A ferramenta cria múltiplas perspectivas da imagem original para chegar ao resultado em 3D.

Quais as vantagens da inteligência artificial para a criatividade?

Com tantas ferramentas de IA à disposição para estimular a criatividade, fica claro que elas chegaram para aperfeiçoar processos e automatizar tarefas. A seguir, trazemos as 5 principais vantagens da IA nos processos criativos:

Personalização inteligente

Se a personalização é um ativo importante do mercado na atualidade, a IA atua para aperfeiçoar esse processo. A partir da análise de dados e da capacidade de processar informações, a inteligência artificial pode auxiliar empresas a desenvolver produtos ou serviços com o máximo de personalização, partindo das preferências, comportamentos e características individuais dos usuários.

Aumento de produtividade

Ao acelerar processos e permitir automações, a IA contribui para um ganho real de produtividade no trabalho. Afinal, tarefas que antes exigiam horas ou até mesmo dias, podem ser realizadas em segundos.

Facilita o trabalho em equipe

O trabalho em equipe também tem ganhos com o uso da inteligência artificial, entre eles: melhora na eficiência operacional, suporte em tarefas específicas e fornecimento de ideias para projetos, atuando como ferramenta facilitadora nesses e em outros processos.

Versatilidade

A IA é naturalmente versátil, ao oferecer aplicações para diferentes setores e em uma ampla variedade de contextos. Seja na saúde, educação, finanças, mercado musical ou varejo, ela pode ser usada em larga escala e para os mais diversos fins.

Criatividade ilimitada

Qual o limite para a criatividade das máquinas movidas por inteligência artificial? É difícil prever, porém, a capacidade de gerar ideias inovadoras e originais em abundância é praticamente infindável, mesmo que baseadas em treinamentos e na própria interação com os humanos.

Conclusão

Não há dúvidas de que a inteligência artificial chegou para ficar e promete evoluir ainda mais. Nesse estágio atual, é preciso se abrir para o novo, entender como ela pode dar um novo estímulo à criatividade humana e, num segundo momento, usufruir de todas as vantagens oferecidas.

Nós da Rio2C estamos de olho em todas as novidades relacionadas à criatividade e
inovação. Quer saber mais? Participe do maior encontro de criatividade da América Latina!