Ministério da Cidadania, Prefeitura do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura apresentam:
Coronavírus. Saiba como proteger você e sua família. Acesse saude.gov.br/coronavirus

Curadoria

Informar, inspirar e conectar: essa é a nossa missão.

Conheça os curadores do Rio2C 2020

Carla Esmeralda

Curadora Geral

Especialista em consultoria para o desenvolvimento de projetos culturais e de programas audiovisuais. Em 1997, começou uma parceria com o Sundance Institute para desenvolver laboratórios de roteiros no Brasil. Foram realizadas mais de 23 edições, e tem continuidade com os Laboratórios Novas Histórias. Dentre os eventos que organizou também se destacam o I Seminário Sundance/Rio Filme de Marketing, Distribuição e Exibição no Fórum de Produtores no Mercosul (1999), as edições do Brasil Documenta – Fórum Internacional de Documentários (2001/2003), para o canal GNT, entre outros. Desde 2003 dirige, em parceria com Carla Camurati, o Festival Internacional de Cinema Infantil. Em 2011, Carla foi uma das criadoras do RioContentMarket, o maior mercado de conteúdo audiovisual multiplataforma da América Latina, em parceria com a BRAVI. O evento, hoje incorporado ao Rio2C, com a ampliação de novas disciplinas, terá a sua décima edição em 2020.

Zé Ricardo

Curador de Música

Zé Ricardo é criador e diretor artístico do Palco Sunset do Rock in Rio desde 2008. No mesmo festival ele também assina a direção artística do Espaço Favela e a direção musical da NAVE.

Ele assina também a curadoria de música do Palco Gênesis da GAMEXP, maior game parque da américa latina.
Zé é o curador de música do RIO2C .
É dele também a curadoria do Verão TIM para a praia de Ipanema, no Rio de Janeiro.

No teatro, assina a trilha sonora original de algumas das maiores bilheterias nacionais como “220Voltz”, “Hiperativo”, “Online” e “Minha mãe é uma peça”do ator Paulo Gustavo.
É também autor de algumas das maiores bilheterias do cinema nacional como os filmes “Loucas pra Casar”, “Tô Ryca”, “Minha mãe é uma peça 2” e 3, “Farofeiros” e do filme da atriz Ingrid Guimarães “De pernas pro ar 3” e “Ela disse, ele disse” .

Stevens Rehen

Curador BrainSpace

Stevens Rehen é um neurocientista brasileiro. Professor titular da UFRJ e pesquisador do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino. Membro da Academia de Ciências da América Latina, da Academia de Ciências do Mundo em Desenvolvimento, da International Society for Research on Psychedelics e dos Comitês Científicos do Museu do Amanhã e do Instituto Serrapilheira. Tem interesse em células-tronco e em ser feliz.

Bernardo Zamijovsky

Curador de Inovação

Bernardo é Bacharel em Mercadologia pela ESPM desde 1992. A carreira de Bernardo há muito tempo está ligada ao mundo da inovação e Venture Capital, com ampla experiência no exterior. Nos anos 90 era responsável pela Reengenharia (fazendo propostas disruptivas de inovaçãão) do Grupo VR. Foi responsável pela área de novos Negócios da empresa, sempre em busca de INOVAÇÃO. Em 1999, mudou-se para Nova York para participar de uma Startup chamada IPING, um robot de notificaçõões telefônicas. Em 2000, lançou no Brasil um Fantasy Game de Futebol chamado FFC (Fanáticos Futebol Clube), sucesso premiado na época com 500.000 usuários. Participou de processos de acquisição e investimento de diversos startups e empresas de tecnologia Worldwide, e hoje é Managing Director de um veículo de investimento em tecnologia e inovação.

Rakel Cogliatti

Curadoria do Summit Educa

Rakel Cogliatti é bacharel em Comunicação Social pela UFRJ. Grande entusiasta e incentivadora do setor educacional, iniciou a carreira em 2010. Nos últimos anos foi Gerente de Relacionamento de Clientes de Chegadas e Partidas da Vila Olímpica e Paralímpica dos Jogos Rio2016, coordenou a produção de eventos para ONU, ISAGS, além de projetos para canais como Discovery Channel, Nat Geo, BBC, Channel 5, entre outros. Em 2019 publicou como autora o livro Despertar do Pessoal. Atualmente, dirige artisticamente a instalação cênica InCômodos – sucesso de público no Rio de Janeiro – e integra a equipe de curadoria do RIO2C, coordenando os conteúdos de Inovação e Cérebro e assinando a curadoria do Summit Educa.

Ana Paula Costa

Curadoria do StoryVillage

Ana Paula Costa é formada em Jornalismo pela Universidade Federal Fluminense e antes de ingressar no mercado editorial se aventurou em redação de TV e até em laboratório de química.

Desde 1997, dedica-se à literatura, tendo sido responsável pela edição de mais de mil títulos ao longo da carreira, entre eles obras de alguns dos mais importantes e premiados autores brasileiros e estrangeiros. Mudou para Barcelona em 2014, período dedicado a viagens, culinária e história da arte, e na volta ao Brasil trabalhou como editora-executiva da Bertrand até o fim de 2018. Atualmente é uma das diretoras da mapa lab, agência de conteúdo e inovação editorial.

Camila Perlingeiro

Curadoria do StoryVillage

Camila Perlingeiro é editora há 20 anos, especializada no mercado independente e especialista em artes e não ficção. Formada em Marketing pela Faculdade da Cidade, Rio de Janeiro e Mestre em Artes pelo Fashion Institute of Technology, Nova York, desde 2001 dirige a Pinakotheke, editora especializada em artes visuais e a Memória Visual, editora especializada em gastronomia, maternidade, viagens, literatura e feminismo. Fundadora da LIBRE-Liga Brasileira de Editoras, entidade que há quase 20 anos representa os interesses das editoras independentes, onde permaneceu na diretoria por 18 anos. Atualmente é uma das diretoras da mapa lab, agência de conteúdo e inovação editorial.

Martha Ribas

Curadoria do StoryVillage

Martha Ribas é editora há 22 anos e hoje atua como curadora e empreendedora nas áreas de arte, cultura e educação. Formada em Produção Editorial pela ECO/UFRJ, fundou com dois amigos a editora Casa da Palavra. Depois de vender a Casa da Palavra para o Grupo LeYa, ocupou o cargo de editora executiva na operação brasileira. Foi diretora de comunicação do SNEL e participou do Comitê da Bienal do Livro-RJ. Foi professora substituta de produção editorial na ECO/UFRJ e nas pós-graduações de Book Publishing da FGV-RJ, PUC-RJ e ESPM-RJ. Atualmente é uma das diretoras da mapa lab, agência de conteúdo e inovação editorial.

Fique conectado

Captcha obrigatório
Houve um erro. Por favor, verifique o e-mail digitado.
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Houve um erro. Por favor, tente novamente.