PROGRAMAÇÃO

Voltar a programação

08-06-2024

12:15 - 13:15

Narrativas Negras para o Grande Público: Uma Conversa sobre Sentimentos e Travessias Universais

Writers Room Awareness Audiovisual Mídia e Entretenimento Diversidade e Inclusão Storytelling Impacto Social

Entendem-se as narrativas negras como histórias, perspectivas e expressões culturais criadas a partir da experiência negra em todo o mundo. É um conceito que engloba combater a marginalização e a desumanização das representações, além de descolonizar nossas formas de ver e existir no mundo. Para entender quem realmente somos, é preciso refletir a existência no mundo que supere a experiência da colonialidade e do racismo. Mas, por que englobar experiências negras distintas e diversas em um mesmo conceito? Existem sentimentos e travessias universais no corpo negro? A partir de qual caminho e estratégia podemos criar narrativas negras que conectem o grande público? Entender os sentimentos universais e as travessias emocionais como estratégia de construção de bons personagens é abrir um caminho de conexão para o outro. Este painel se propõe a mergulhar nesse olhar, sem abandonar o seu campo de reivindicações atuais e legítimas.

Palestrantes

Foto do palestrante Renata Sofia Santos Freire

Renata Sofia | Palestrante

Autora roteirista na TV Globo. Colaboradora das novelas “Vai Na Fé” e “No Rancho Fundo”, “Detetives do Prédio Azul” do canal Gloob e "Temporada de Verão” na Netflix. Dramaturga na peça “A Protagonista” e orientadora de dramaturgia na peça “Quem é o Zezinho?”. Com os longas originais "MC Estrela" e “Como Destruir um Boy Lixo” sob contrato de opção com as produtoras Kromaki e Glaz respectivamente. Formada em Jornalismo pela UERJ.

Foto do palestrante Juliana de Almeida Damasceno

Juh Almeida | Palestrante

Juh Almeida, nasceu na Bahia e hoje transita entre São Paulo e Rio de Janeiro. Desde 2010 mescla vida e arte, com foco nas afrovisualidades, expressando-se através do cinema. Formou-se em cinema pela Ufba e é mestranda pela USP. Dirige videoclipes, ficção, documentários e novelas. Atualmente é diretora de cena na Pródigo Filmes, onde trabalha dirigindo filmes publicitários. Seu último trabalho significativo foi fazer parte da equipe de diretores da premiada e bem sucedida novela Vai Na Fé da Rede Globo. Juh acredita na construção de novos imaginários como ferramenta revolucionária para mudança social.

Foto do palestrante Raquel Terto

Raquel Terto | Palestrante

Raquel Terto é roteirista e assistente de sala de roteiro, que trabalhou nas séries “Central de Bico” (Multishow), “BA - O Beijo Adolescente” (HBO), “Os parças” (Globo Play). Além disso, é também curadora nos Festivais de Roteiro Audiovisual ROTA e CABÍRIA. Participou do desenvolvimento de outras séries inéditas para o Multishow, Star+, Paramount e para as produtoras como Gullane, Giro, Negro Olhar, Fullara SA - Uruguay, Formata, Glaz e Panomâmira. Pesquisa identidades nas narrativas negras e o grande público.

Pagina de programacao