PROGRAMAÇÃO

Voltar a programação

05-06-2024

17:00 - 18:00

Nativos ou Inocentes? O Despertar da Consciência Digital, Um Chamado para as Próximas Gerações

Future.U Tecnologia Saúde e bem-estar Inteligência Artificial Educação e Trabalho

O despertar da consciência digital é um dos assuntos de maior importância na contemporaneidade. Em uma análise de riscos, pode-se dizer que as tecnologias de informação e comunicação, potencializadas pelo avanço da inteligência artificial oferecem tanto ameças quanto oportunidades, forças e fraquezas. O que se vê, entretanto, é um desequilíbrio nessa equação em relação à saúde física e mental e o desenvolvimento de habilidades essenciais, especialmente de crianças e jovens. As discussões sobre o tema muitas vezes seguem por rumos antagônicos, combativos ou relativistas. O chamado para ação é global, ecoando em famílias, escolas, instituições públicas e privadas. Neste painel, especialistas em educação midiática, democratização da tecnologia, atendimento à saúde e a própria juventude são reunidos em um diálogo ponderado sobre os rumos possíveis para promover um avanço positivo e pragmático diante deste cenário.

Palestrantes

Mariana Ochs

Mariana Ochs | Palestrante

Mariana Ochs é designer, jornalista e especialista em tecnologias na educação. É coordenadora do EducaMídia, o programa de educação midiática do Instituto Palavra Aberta. Tem Pós Graduação em Letramento Digital pela Universidade de Rhode Island e cursa o mestrado em Ciências da Comunicação na USP, onde pesquisa o letramento algorítmico. Foi selecionada para o programa Google Innovator por seu trabalho na formação de educadores, e faz parte do grupo de Global Information Literacy Experts do Google Search. É co-autora do Guia da Educação Midiática, atuou no Grupo de Trabalho sobre Proteção e Segurança nas Escolas no MEC e também na elaboração da Estratégia Brasileira de Educação Midiática da Secom.

Silvana Bahia

Sil Bahia | Palestrante

Codiretora executiva do Olabi - organização social com foco em democratizar as tecnologias. Considerada uma das 100 pessoas inovadoras mais importantes do mundo pelo The Future Laboratory na Inglaterra. Em 2023 recebeu o prêmio Destaques da Governança da Internet concedido pelo Comitê Gestor da Internet - CGI. Em 2021 recebeu o prêmio Protagonista Brasil por sua atuação na transformação digital e inclusiva do país. Colunista da Fast Company Brasil, onde compartilha seus insights sobre tecnologia e inovação. É editora do livro "Pode um robô ser racista?", o primeiro livro da Coleção Pensando Amanhãs do Museu do Amanhã lançado em 2023.

Pagina de programacao