O Futuro do Cinema no mundo de streamings

Cinema é uma palavra que aguça diversos sentidos. A memória rapidamente busca o cheiro da pipoca e o sabor da manteiga derretida, os barulhos que nos rodeia desde a fila até durante o filme, os sustos durante filmes de terror, o sabor dos beijos apaixonados (quem nunca), e muito mais.

Mas será que o futuro do cinema está om os dias contados? Você lembra da última vez que assistiu a um filme em uma sala de cinema? E qual foi a última vez que você assistiu um filme na sua casa, através de uma plataforma de streaming?

Cinema é para todos X mudanças de hábitos

O cinema é uma das formas de entretenimento mais populares e relevantes do mundo. Seu futuro está intimamente ligado à relação com o consumidor, uma vez que são eles que decidem onde e como assistir aos filmes. 

As profundas transformações impostas não somente pela pandemia, mas também pela popularização das plataformas de streaming e da mudança dos hábitos de consumo, exigiram que a indústria cinematográfica se adaptasse rapidamente. 

Não somente o boom das plataformas de streaming influenciaram a indústria cinematográfica, mas também o avanço tecnológico que possibilita existir uma sala de cinema no metaverso, por exemplo.

Além disso, passamos por um longo período de pandemia, o que fez com que as pessoas buscassem mais opções de streaming e criassem todo um ritual para assistir filmes em casa. Ritual este muito particular às salas de cinema, que acabou entrando na casa das pessoas. E aí sempre vem à mente mesma pergunta: O futuro do cinema está com os dias contados?

O futuro do cinema é discutido no Rio2C 2023

Na edição de 2023 do Rio2C foram muitas as discussões sobre a indústria do audiovisual e do cinema.

Um dos painéis abordou justamente os desafios e as oportunidades que surgem a partir do lançamento de novas tecnologias; os modelos de distribuição e consumo de conteúdo; a importância do público, do espectador de cinema; estratégias para qualificar a experiência cinematográfica; as iniciativas globais; as mudanças já realizadas e o que mais pode ser feito.

Também teve o painel da Ancine que, de forma mais ampla, falou sobre a indústria do audiovisual (e do entretenimento) que, além de estratégica, representa um caminho para o crescimento da economia e melhoria do bem-estar da sociedade brasileira, gerando emprego, renda e inclusão. Uma política setorial de inovação, focada no incentivo, na infraestrutura e na regulação é uma oportunidade para o Brasil.

Você pode conferir este painel completo. Só clicar no play:

O ano de 2023 também teve grandes participações de profissionais do mercado audiovisual como, por exemplo, a atriz Marina Ruy Barbosa, o casal de cineastas alemães Baran bo Odar e Jantje Friese (série Dark) e o Diretor e Produtor Fernando Meirelles.

Confira estas e outras entrevistas na playlist abaixo!