Desvendando os mistérios das séries Dark e 1899

Os criadores das séries Dark e 1899, um dos maiores sucessos globais da Netflix, falaram sobre seu processo criativo na edição de 2023 do Rio2C, no palco GlobalStage.

Baran bo Odar e Jantje Friese são um casal de cineastas, roteiristas e produtores, conhecidos por co-criar as séries Dark (2017–2020) e 1899 (2022) da Netflix, dois dos maiores projetos já realizados pela plataforma no cenário internacional. 

Enquanto Janje lidera a sala de roteiro dos projetos, Bo fica à frente da direção.

São criadores também do filme Who Am I, que alcançou o topo das paradas do cinema alemão e foi indicado ao German Film Award de Melhor Longa-Metragem de Ficção e Melhor Roteiro em 2015. Odar dirigiu e co-escreveu o filme com Friese. 

No palco do Rio2C, o casal falou sobre seu processo criativo, sua visão estratégica sobre a indústria do audiovisual e detalhou os últimos passos da trajetória empreendedora.

E logo de início, Bo falou sobre o fato de cada temporada de Dark ser vista como um ato. E explicou o motivo de amar fazer séries.

Janje complementa a fala de Bo, explicando que a terceira temporada foi toda construída para a resolução, juntando todas as peças do quebra-cabeças.

Além disso, Janje explicou que toda a séria foi filmada como um filme, ou seja, não foi gravado episódio por episódio, mas sim foi gravado local por local.

E muito mais foi explicado sobre o processo de roteiro e gravação das séries. Você pode assistir o painel completo aqui. Só clicar no play.

E para fechar com chave de outro, o casal cedeu uma entrevista ao Rio2C logo após o término do painel. Confira!