Novas tecnologias estimulam a criatividade

Descubra como as novas tecnologias estão revolucionando a forma como exercemos nossa criatividade.

Foto: Freepik

Vivemos em uma era onde a tecnologia avança a passos largos. As novas tecnologias estão transformando a forma como nos comunicamos e trabalhamos. Além disso, desempenham um impacto significativo em como exercemos nossa criatividade e inovação

Até na área de educação podemos ver o impacto das novas tecnologias em relação à criatividade. Em uma pesquisa da Gallup, a maioria dos professores entrevistados afirmam que projetos que usam tecnologia de maneira inovadora são mais eficazes do que tarefas tradicionais.

Certamente, a união entre novas tecnologias e criatividade humana transforma a maneira como abordamos problemas, criamos soluções e desenvolvemos projetos. Se você quer saber tudo sobre essas tecnologias, sua importância e como estão atreladas à criatividade, este texto é para você.

Novas tecnologias

As novas tecnologias são aquelas que estão surgindo nos últimos anos e revolucionando diversos aspectos da nossa sociedade. A seguir, vamos analisar algumas das tecnologias mais importantes que recentemente passaram a fazer parte do nosso cotidiano.

Inteligência artificial

Existem diversos tipos de inteligência artificial (IA) que começaram a se popularizar nos últimos anos. Com certeza, a IA é uma das grandes revoluções do nosso tempo. Ela é baseada em algoritmos e modelos matemáticos que aprendem com dados, reconhecem padrões e muito mais.

Agora se você está se perguntando como a IA pode ajudar na criatividade, vamos a um exemplo. Imagine que você trabalha com marketing digital e precisa pensar em uma postagem muito criativa para sua rede social.

Se você utilizar o ChatGPT, por exemplo, pode facilitar seu processo e encurtar o tempo que levaria pela metade. Ele pode te ajudar dando 30 ideias de postagens para o mês ou escolhendo as melhores hashtags para o conteúdo.

Internet das coisas

Você já ouviu falar sobre a internet das coisas (IoT)? Talvez não a conheça por nome, mas certamente convive com essa tecnologia em algum momento do seu dia.

A internet das coisas é uma rede de dispositivos físicos, veículos, eletrodomésticos e outros objetos equipados com sensores, software e conectividade que permitem a troca de dados entre si e com sistemas externos pela internet.

Quando as atividades de uma casa podem ser executadas por comandos de voz pelo Google Home ou Alexa, por exemplo, isso é internet das coisas.

Veja exemplos das soluções criativas da IoT:

  • Lâmpadas inteligentes; 
  • Câmeras de segurança inteligentes;
  • Geladeiras conectadas;
  • Smartwatches.

Realidade virtual e realidade aumentada

A realidade virtual (RV) e a realidade aumentada (RA) são tecnologias muito comuns na indústria de games. Ambas têm o objetivo de proporcionar experiências imersivas e interativas aos usuários.

Enquanto a RV cria um ambiente totalmente virtual, no qual o usuário é transportado para um mundo digital tridimensional e imersivo, a RA sobrepuja elementos virtuais sobre o mundo real, permitindo a interação com o ambiente físico de forma enriquecida.

Agora, imagine um arquiteto que usa a realidade aumentada para demonstrar a planta de uma casa. Com essa tecnologia, ele pode sobrepor elementos virtuais, como móveis e decorações, sobre o ambiente físico real, permitindo que os clientes visualizem como o projeto ficará em sua própria casa.

Big data

Já pensou como as grandes empresas conseguem personalizar produtos e serviços? O big data pode ser a resposta para essa pergunta. Ele se refere ao volume massivo de dados que é gerado a cada segundo e às técnicas utilizadas para analisá-lo e extrair insights.

Essa tecnologia permite que as empresas coletem, armazenem e analisem uma quantidade enorme de dados provenientes de diversas fontes. Na prática, essas informações podem ser usadas por serviços de streaming, plataformas de e-commerce e até em serviços de transporte.

Robótica

Talvez a robótica seja a maior e mais popular representação da indústria criativa com uso de tecnologia. Essa área é responsável pelo desenvolvimento de sistemas autônomos e inteligentes que são capazes de realizar uma variedade de tarefas.

Os robôs estão se tornando cada vez mais comuns em diversos setores, como:

  • Manufatura;
  • Saúde;
  • Agricultura;
  • Logística;
  • Doméstico.
Foto: Freepik

Importância das novas tecnologias

Agora que você conhece as principais novas tecnologias, pode estar se perguntando qual a importância delas para a criatividade. Veja alguns dos pontos de benefício que essas tecnologias podem trazer:

  • Mais agilidade nos processos, que se tornam mais ágeis e viram realidade mais rápido. Seja na produção industrial ou no desenvolvimento de software, a agilidade é fundamental para acompanhar as demandas do mercado e se manter competitivo.
  • Maior produtividade impulsionada pelas ferramentas inteligentes e automatizadas que anulam a necessidade de tarefas repetitivas. Assim, as pessoas têm mais tempo para investir em atividades que exigem criatividade e inovação.
  • Comunicação assertiva através de ferramentas como videoconferências, redes sociais, etc. Inclusive, uma pesquisa da Markets and Markets mostra que as empresas devem implementar cada vez mais chatbots em seu atendimento até 2028. 
  • Diminuição de custos, apesar do custo inicial elevado de implementar novas tecnologias, ao longo prazo elas trazem uma grande redução nos gastos. Seja pela automação de processos ou eliminação de desperdícios, as novas tecnologias conseguem tornar os negócios mais rentáveis.
Foto: Freepik

Tecnologia e criatividade

Enfim, chegamos ao ponto que você queria saber quando começou a ler esse texto. Afinal, como as novas tecnologias estimulam a criatividade?

A tecnologia pode ser uma grande aliada da criatividade, pois:

  • Ajuda a superar desafios;
  • Facilita criação em grupo;
  • Desperta curiosidade e atrai conhecimento;
  • Está ao alcance de todos.

Imagine como seria a vida dos criadores de conteúdo sem essas novas tecnologias? As redes sociais, por exemplo, iriam se configurar de uma forma totalmente diferente sem o big data.

Ou como seria a rotina de um cirurgião cardíaco sem o auxílio de robôs cirúrgicos de última geração? Hoje, a utilização desses dispositivos é mais comum do que se pensa nos hospitais e sua falta iria causar um grande impacto.

Criatividade significa explorar novas ideias, encontrar soluções inovadoras e pensar fora da caixa. Sem dúvidas, as novas tecnologias têm cada vez mais um papel fundamental nesse processo.