Como usar inteligência artificial para projetos audiovisuais

Entenda como a inteligência artificial está impulsionando a qualidade de produções audiovisuais, ao mesmo tempo que enfrenta questões éticas importantes.

Foto: Gerada por IA / Freepik 

Não é novidade que a inteligência artificial (IA) está modificando a maneira como produtos da criatividade humana são realizados. É uma ferramenta capaz, inclusive, de transformar totalmente a maneira como concebemos e produzimos conteúdo audiovisual.

Desde a pré-produção até a distribuição, a IA vem revolucionando cada etapa do processo, elevando a qualidade das produções e otimizando os recursos disponíveis.

Mas, até que ponto essa revolução é benéfica para o mercado audiovisual? Será que sabemos como usar inteligência artificial para projetos audiovisuais de maneira ética?

Neste conteúdo, buscamos te mostrar como a IA tem sido empregada no audiovisual e quais os limites éticos dessa ação. Se você tem interesse pelo assunto, fique conosco até o final dessa leitura.

Como usar inteligência artificial no audiovisual?

Diante de tantos tipos de inteligência artificial que seguem surgindo, podemos imaginar que existem diversas maneiras de empregar seu uso no audiovisual. Mas, a seguir, iremos nos limitar a explicar os principais e mais populares usos.

Análise de preferência do público

Até aqui estamos falando sobre o uso de IA no audiovisual e você pode estar imaginando que é um assunto distante. Na verdade, plataformas de streaming como Netflix e Prime Video já usam IA para fazer uma análise da preferência do público.

Seus algoritmos são capazes de analisar grandes conjuntos de dados para identificar padrões de consumo, gostos e interesses do público-alvo. Essa análise permite que os produtores tomem decisões mais embasadas desde a concepção do projeto, aumentando significativamente suas chances de sucesso.

Identificar tendências e padrões de sucesso

Você sabia que existem inteligências artificiais próprias para analisar tendências do mercado e identificar os melhores elementos narrativos? E que elas estão sendo usadas inclusive na produção de roteiros originais?

Sim, ferramentas como ScriptBook e SoCreate existem e já estão se tornando populares no mercado. Através de seus algoritmos, elas se baseiam na linguagem audiovisual para analisar milhares de filmes e programas de TV, identificando quais características são mais atraentes para o público.

Esses sistemas podem examinar desde a estrutura do enredo até a profundidade dos personagens, ajudando roteiristas e produtores a entender o que faz uma história ser bem-sucedida.

Insights para roteiros

Na fase de desenvolvimento de roteiros, a IA pode atuar como uma aliada no desenvolvimento de personagens e até na escrita de diálogos. O famoso ChatGPT é uma das ferramentas que podem ajudar por meio da geração de texto natural.

Além dele, existe o Adobe Story e o Celtx como exemplos de softwares que integram IA para ajudar roteiristas. Eles podem, por exemplo, analisar a consistência de um personagem ao longo do roteiro ou sugerir alternativas para diálogos que pareçam forçados ou não autênticos.

Melhoria dos processos de pós-produção

Na etapa de pós-produção, ferramentas como Adobe Premiere Pro e Final Cut Pro X integram recursos de IA para automatizar tarefas como:

  • Sincronização de áudio e vídeo;
  • Estabilização de imagens;
  • Corte de cenas desnecessárias.

Além disso, existem outras plataformas que podem agilizar o processo de edição e montagem, sugerindo transições e efeitos visuais que melhoram o ritmo e a narrativa do filme ou série.

Otimizar divulgação e distribuição

A IA também pode ajudar muito na divulgação e distribuição do produto audiovisual final. O Google Analytics, por exemplo, oferece insights sobre o comportamento do público,  ajudando a ajustar estratégias de distribuição para alcançar o máximo de pessoas possível.

Mas a otimização não para por aí. Outras ferramentas de IA, como Socialbakers e Hootsuite, utilizam análise de dados para otimizar campanhas de marketing em redes sociais, identificando os melhores horários para postagens e o tipo de conteúdo que gera mais engajamento.

Foto: User15338606 / Freepik

Ética e o uso da IA no audiovisual

Embora existam muitos pontos positivos da IA no audiovisual, precisamos estar atentos à ética de seu uso. Essa discussão é extremamente relevante e atual, principalmente diante questões como:

  • Privacidades;
  • Impacto no mercado de trabalho;
  • Autenticidade.

A IA generativa, por exemplo, é capaz de criar imagens e sons e tem levantado preocupações sobre a substituição de profissionais criativos por máquinas. Em Hollywood, isso se tornou um ponto central de debates e greves, com atores e roteiristas exigindo regulamentações para o uso de suas imagens e criações.

No Brasil, a indústria audiovisual também está atenta a essas questões. A inteligência artificial tem o potencial de impulsionar a economia e a criatividade, mas é necessário que seu uso seja feito de forma responsável e que respeite os direitos dos criadores e do público.

Inclusive, a UNESCO enfatiza a importância de desenvolver políticas nacionais e internacionais que garantam que as tecnologias emergentes beneficiem a humanidade e não a prejudiquem.