Ministério do Turismo, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Lei Estadual de Incentivo à Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura apresentam:
PT | EN
Coronavírus. Saiba como proteger você e sua família. Acesse saude.gov.br/coronavirus

Você é um Profissional do Futuro?


Você terá que escolher que problema quer resolver e não mais que carreira quer seguir. Se parar de estudar vai ficar no passado. Vagas serão abertas. Você é um forte candidato? O episódio “Você é o profissional do Futuro?”, da série Pretérito do Futuro, abordou o futuro do trabalho e os desafios que estão surgindo, conforme novas profissões são criadas e outras deixam de existir.

Conheça mais sobre a série Pretérito do Futuro.

Home office durante a pandemia

Em 2020, o mundo se viu no meio de uma pandemia causada pelo coronavírus, que paralisou o mundo e fez com que o processo de trabalho fosse repensado através do trabalho remoto ou home office.

Com o advento de novas tecnologias ao longo dos anos, trabalhar de casa ou de qualquer lugar, seja em uma praia ou em outro país, se tornou algo possível e necessário. Através do 4G, por exemplo, conseguimos abrir ferramentas de trabalho no celular, editar planilhas de Excel, entre outras facilidades. Através do wifi, podemos trabalhar de dentro de um hotel, durante uma viagem, ou trabalhar de casa em um período no qual a pandemia impôs restrições de mobilidade.

Com a mudança do mundo e a aceleração digital com a Covid, obviamente que teve impacto nas profissões, na forma como você trabalha. De uma hora para outra você foi parar dentro de casa, não pôde mais ir ao escritório, para a fábrica ou para a loja, você foi para dentro da sua casa. O que aconteceu? Você continuou trabalhando. E como você continuou trabalhando e a economia continua girando, você percebeu que se você está fazendo home office, o que munda ao trabalhar da praia ou do campo? Não muda nada. Você começou a entender que só vai ao escritório no momento em que é preciso encontrar com um cliente ou encontrar com o seu time para discutir assuntos mais complexos.

Guga Stocco – Empresário e Investidor

Os cargos vão mudar. Agora você não vai mais trabalhar por hora, você vai trabalhar por problemas resolvidos. E isso é muito mais complexo porque exige que você tenha muito mais, por exemplo, multidisciplinaridade, porque resolver um problema não é um assunto específico, você precisa olhar o todo, precisa pesquisar em cima de como resolver aquele problema. O próprio Elon Musk já disse em um tweet dele que as pessoas vão ganhar proporcionalmente à dificuldade dos problemas que elas conseguem resolver

Guga Stocco – Empresário e Investidor

Quer conhecer mais as mudanças nesse novo mercado de trabalho e como estar preparado para ser um profissional do futuro? Então, confira o episódio na íntegra!