PROGRAMAÇÃO

Voltar a programação

07-06-2024

15:30 - 16:30

Visões Criativas: Direitos Autorais e o Futuro do Audiovisual Brasileiro

StoryVillage

A autoria é um ponto de debate constante no mundo, e no entanto as grandes obras que marcam o imaginário e cruzam fronteiras são fortemente conectadas a visões de grandes autores, com identidades singulares e assinaturas claras, engrandecidas ainda mais pela colaboração de suas equipes de roteiristas, assim como pelas construções criativas da direção e do elenco. O reconhecimento e a remuneração à altura dessas criações são contrapartidas extremamente necessárias para a consolidação dessa indústria, mas essas compensações têm sido postas em xeque com frequência, fragilizando o desenvolvimento do audiovisual a longo prazo. Neste painel, abordaremos as perspectivas criativas em relação aos direitos autorais e o futuro do audiovisual. Analisaremos os desafios enfrentados pelos criadores, diretores e atores; a questão da arrecadação de direitos de exibição; a importância da valorização do trabalho e os caminhos para promover um ambiente mais favorável à criação.

Palestrantes

Foto do palestrante Rosane Svartman

Rosane Svartman | Palestrante

Bacharelado em Cinema (UFF), mestrado em Comunicação (UFRJ) e doutorado em Comunicação - Cinema (UFF). Dirigiu os longa metragens “Como Ser Solteiro” (1998), “Mais Uma Vez Amor” (2005), “Desenrola” (2011), “Tainá 3” (2013) e “Pluft, o fantasminha”, “Câncer com ascendente em Virgem” (em finalização). Dirigiu e escreveu séries na TV fechada (GNT, Canal Futura, Multishow) e para TV Globo onde foi redatora final dos programas: “Dicas de um Sedutor” (2008); duas temporadas de “Malhação (2012/3 e 2014/5); as novelas “Totalmente Demais” (2015/6) e “Bom Sucesso (2019/2020), “Vai na Fé” (2023). Tem 2 indicações ao Emmy Digital, uma ao Emmy Kids – Melhor Série e uma ao Emmy Internacional - Melhor Telenovela.

Foto do palestrante Thiago Dottori

Thiago Dottori | Moderador

Thiago Dottori é roteirista desde 1999. É roteirista dos longas “Vips”, “Os 3”, “La Vingança”, e das duas adaptações da Turma da Mônica, “Laços" e “Lições”, "A Suspeita", "Trago Comigo" e "Meteoros". Na TV, é um dos criadores da série Pedro e Bianca, vencedora do Emmy Kids International e do Prix Jeneusse. Escreveu todos os episódios das 4 temporadas da série "Psi", indicada ao Emmy. Assina roteiros nas séries "Destino SP" (HBO), "Segredos de Justiça" (Globo), "Pais de Primeira" (Globo) e "Os Outros" (Globo), entre outras. Foi presidente da Associação Autores de Cinema e é um dos fundadores da ABRA. É presidente da GEDAR, sociedade de Gestão Coletiva dos roteiristas. É autor-roteirista da Rede Globo.

Alice Braga | Palestrante

Gandja Monteiro | Palestrante

Pagina de programacao