PROGRAMAÇÃO

Voltar a programação

14-04-2023

12:00 - 13:00

VALORIZAÇÃO DA AUTORIA – COMO FORTALECER A IDENTIDADE DO AUDIOVISUAL BRASILEIRO?

Screening Room Soft Power Mídia e Entretenimento Arte e Cultura Audiovisual

Pense em grandes obras, e naturalmente vêm à mente nomes de grandes autores. Seja na literatura, na TV ou no Cinema, essa realidade não mudou, mas, nos últimos tempos, com a explosão de novas plataformas, e de filmes e séries originais, têm surgido um grande debate internacional sobre o lugar da autoria nas obras audiovisuais. No Brasil, o tema tem mobilizado discussões aprofundadas entre autores, diretores, produtores, executivos e entidades de classe, como Abra e Gedar. Neste painel, autores de destaque do audiovisual brasileiro debatem os caminhos necessários para a valorização da autoria no país; relatam experiências, lições e aprendizados em relação às interfaces necessárias entre autores e demais profissionais envolvidos nas produções audiovisuais; e trazem reflexões sobre a conexão direta entre essa valorização da autoria e o caminho para fortalecer a identidade do audiovisual brasileiro.

Palestrantes

Thelma Guedes

Thelma Guedes | Palestrante

Thelma Guedes é contista, poeta, dramaturga e roteirista. Autora da Rede Globo desde 1997, escreveu para programas infantis e colaborou em novelas, até assinar como autora titular, em parceria com Duca Rachid, as novelas “O Profeta”; “Cama de Gato”; “Cordel Encantado”, “Joia Rara (vencedora do EMMY International Award em 2014) e “Órfãos da Terra” (vencedora do EMMY International Award, do Rose D’Or Award e do Seoul International Award em 2020). Desenvolve projeto de novela, agora em parceria com Thiago Dottori, também para a Rede Globo. É autora de livros, como “Cidadela Ardente”; “Atrás do Osso” e “O Outro Escritor”; e de peças, como “Mulheres de Shakespeare” e “Van Gogh por Gauguin”; dentre outras.

Mariana Brasil

Mari Brasil | Moderadora

Mariana Brasil é produtora executiva focada em desenvolvimento há 30 anos. Com passagem por grandes empresas do setor, como O2 Filmes, Movi & Arte, Maria Bonita, TV Cultura, entre outras. Prestou consultorias de produção executiva em eventos como Brlab, Icuman Lab, Porto Mídia, Frapa, e Festivais de Cinema. Atuou como ponto de intersecção nas negociações entre players, produtores e autores-roteiristas, expertise que levou à criação da Mari Brasil Agenciamento, focada em representar autores-roteiristas e conectá-los aos modelos de negócios de executivos das principais empresas da indústria do entretenimento dentro e fora do país.

Lucas Paraizo

Lucas Paraizo | Palestrante

LUCAS PARAIZO é roteirista de cinema e TV. Na TV Globo, escreveu as séries “A Teia”, “O Caçador”, “O Rebu” e “Justiça”– indicada ao Emmy International. Autor das cinco temporadas da série “Sob Pressão” e da série “Os Outros” (estréia em 2023). No cinema, escreveu os filmes: “Laura”, de Fellipe Barbosa; “Divinas Divas”, de Leandra Leal; “Gabriel e a Montanha”, de Fellipe Barbosa; “Aos Teus Olhos”, de Carolina Jabor; “Domingo”, de Clara Linhart e Fellipe Barbosa, “Divino Amor”, de Gabriel Mascaro e “Macabro”, de Marcos Prado. É autor do livro “Palavra de Roteirista”. Recebeu os prêmios de melhor roteiro no Festival do Rio 2017, APCA 2018 e Melhor Roteiro no Festival de Biarritz 2019.

João Falcão

João Falcão | Palestrante

Premiado diretor, roteirista e músico, João Falcão é uma referência do Teatro e Audiovisual Brasileiro. No cinema, assinou as trilhas sonoras de Lisbela e o Prisioneiro e O Auto da Compadecida, do qual também foi roteirista. Concebeu a antológica encenação de A Máquina, peça teatral que lançou nacionalmente Wagner Moura, Vladimir Brichta e Lázaro Ramos. Em 2005, escreveu e dirigiu a adaptação cinematográfica da peça.. Estreou na TV Globo como diretor e roteirista da Comédia da Vida Privada, e atuou como criador das séries Sexo Frágil, Louco por Elas, Clandestinos, Histórias Quase Verdadeiras, entre outras. Atualmente desenvolve projetos para canais de streaming como Netflix e Amazon Prime.

Jaqueline Souza

Jaqueline Souza | Palestrante

Jaqueline Souza é roteirista e consultora. Seu primeiro roteiro de longa, "Incubo", foi selecionado pelo Edital Novos Roteiristas 2017 do MinC, pelo Laboratório Novas Histórias 2018 e integrou a Incubadora do Projeto Paradiso. Desenvolveu séries e longas com a Gullane Entretenimento, Lupa Filmes, o Núcleo Criativo "O gênero como espelho do real", Netflix, Amazon Studios e Rede Globo. Fez consultoria de projetos em diversos laboratórios como Curitiba_Lab, Laboratório Griô da Mostra de Cinema Negro Brasileiro, Panorama_Lab, FrapaLab, Sesc Argumenta e Cena15 do Porto Iracema das Artes. Atualmente, é Autora da Rede Globo, onde desenvolve projeto de sua autoria. É co-fundadora da Tertúlia Narrativa.

Pagina de programacao