PROGRAMAÇÃO

Voltar a programação

26-04-2022

17:00 - 17:45

Um olho na notícia e os dois nos dados: O fim da dicotomia entre bom jornalismo e audiência

HOUSE OF BRANDS

Numa época em que nunca foi tão necessário, o jornalismo sofre ataques em escalas inéditas na história recente das nações democráticas. Se parte do processo de desconfiança é alimentada pela indústria de Fake News, veículos também precisam investir em inteligência para melhorar o relacionamento e ampliar o conhecimento sobre seus leitores. Nesse contexto, o uso pragmático dos dados como fonte de pautas pode ajudar a sustentar a imparcialidade jornalística em uma sociedade polarizada?

Palestrantes

Marco Túlio Pires

Google

Eu sou formado em jornalismo pela UFMG e fiz cursos isolados em universidades americanas, como a Universidade de Michigan, Georgetown e Stanford, nas áreas de visualização da informação, liderança e impacto social e inteligência artificial. Trabalhei como produtor e coordenador de telejornais na Globo, repórter de ciência em VEJA e ajudei a fundar a comunidade de jornalismo de dados no Brasil com meu trabalho na Escola de Dados. Hoje, no Google, eu lidero o Google News Lab, apoiando e desenvolvendo iniciativas na área de pensamento de produto, enfrentamento da desinformação e promoção de maior diversidade no jornalismo.

Camila Marques

Folha de S.Paulo

Responsável pelas estratégias de audiência e projetos digitais editoriais da Folha, onde trabalha desde 2004. Foi secretária-assistente de Redação e, como editora, passou pela Homepage, Tec e TV Folha, entre outros cargos.

Bárbara Sacchitiello

Formada em Comunicação Social com ênfase e jornalismo, cobre o mercado de comunicação, marketing e negócios há 15 anos. Especializada no acompanhamento dos negócios da mídia, sobretudo de televisão. Já foi repórter, editora e, atualmente, é editora-assistente do Meio & Mensagem. Ex-jurada da Associação Brasileira dos Críticos de Arte (APCA) e finalista do Prêmio Comunique-se na categoria Jornalista de Propaganda & Marketing,

Allen Chahad

Vibra Digital

20 anos de experiência no mercado, sempre conectado à missão de promover a transformação digital. Iniciei minha carreira como repórter esportivo na Gazeta Esportiva. No Terra Networks fui repórter e editor de Esportes antes de gerenciar a redação, incluindo também as verticais de Notícias, Entretenimento e Vida/Estilo. Na passagem pela Jovem Pan participei da reformulação da estratégica digital do grupo. Iniciei no Grupo Bandeirantes como coordenador de integração dos veículos e chefe de redação do Jornalismo TV. Participei da concepção e implantação da Vibra, onde hoje ocupo a posição de Head de Produto.

X













    Sim, desejo receber informações sobre ofertas exclusivas, comunicações comerciais e notícias do Rio2C e seus parceiros através de qualquer meio físico ou digital.