PROGRAMAÇÃO

Voltar a programação

29-04-2022

17:30 - 18:30

TERAPIA E DEPENDÊNCIA: AS NOVAS FASES DOS GAMES

BRAINSPACE

Videogames existem desde o início da década de 1970 e, ao longo dos anos, se tornaram cada vez mais sofisticados e populares. Esses atraentes softwares que estimulam o mecanismo de recompensa cerebral podem ser usados como remédio ou veneno, a depender da dose. Enquanto o uso abusivo de jogos eletrônicos por jovens e crianças ganha status de doença, estudos indicam que o treinamento cognitivo com games é capaz de reduzir os riscos de desenvolvimento de Alzheimer. Para jogar luz sobre o quarto escuro, psiquiatras conversam sobre as relações entre saúde, jogos e neurociência.

Palestrantes

Rogerio Panizzutti

Rogério Panizzutti é médico, especialista em psiquiatria, com doutorado e pós-doutorado em neurociência, e experiência em universidades e centros de pesquisa nos Estados Unidos, Suíça, Irlanda e França. Professor da UFRJ e fellow do Human Frontiers Science Program, na Universidade da California, San Francisco, do Global Brain Health Institute, no Trinity College Dublin e da The World Academy of Sciences. Escreveu diversos artigos, capítulos de livros, e participou de programas na TV e no rádio.

Cristiano Nabuco

Psicólogo com Doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade do Minho - Portugal e Pós-Doutorado pelo Departamento de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Iniciou uma unidade pioneira no Brasil para atendimento e tratamento de pacientes dependentes de tecnologia, desenvolvendo modelos de intervenção em psicoterapia há quase duas décadas e onde, até hoje, coordena o referido grupo (PRO-AMITI-IPq/HCFMUSP). Assessor Técnico do Gov. Federal para o Programa Reconecte. Coordenador do Curso de Espec. em Depend. Tecnológicas da Univ. de Caxias do Sul. Publicou 15 livros, além de ter colaborado na produção de mais de 1.000 matérias para a mídia leiga.

Alexandre Roldão

Jornalista e documentarista. Professor MBA Fundação Getúlio Vargas e formação pela SingularityU e Fundación Gabo de Colômbia

X













    Sim, desejo receber informações sobre ofertas exclusivas, comunicações comerciais e notícias do Rio2C e seus parceiros através de qualquer meio físico ou digital.