Voltar a programação
As pesquisas em engenharia dos sonhos e predição comportamental têm ganhado destaque nos últimos anos, despertando o interesse de pesquisadores, profissionais de saúde e até mesmo empresas de bens de consumo. Apesar das possibilidades promissoras dessas áreas de estudo, existem preocupações quanto à sua aplicação ética e responsável. A manipulação dos sonhos e comportamentos humanos pode ter repercussões sérias, principalmente se usada para benefício de uma corporação ou grupo em detrimento do bem-estar social. Para onde essas pesquisas estão caminhando? E quais são os limites dessas aplicações? Venha refletir sobre isso com especialistas das duas áreas.
Palestrantes
Paula Tempelaars | Palestrante
Head do lab da Neurons no Brasil, empresa dinamarquesa com atuação global que usa ferramentas e conhecimentos de neurociência e IA para prever o comportamento do consumidor, que tem como clientes Google, IKEA, TikTok, Facebook, Lowe’s, Nintendo, Ambev, VISA, etc. Também é CEO da NeuroWits, uma empresa de consultoria empresarial, treinamentos e palestras relacionados a neurociência aplicada ao varejo e indústria, inovação, liderança e neuromarketing. Certificada em Neuroscience for Business pelo MIT. Presidente do Ecossistema de Inovação da cidade de Londrina-PR
Natalia Mota | Palestrante
Psiquiatra e neurocientista (mestrado, doutorado e pós-doutorado), professora Instituto de Psiquiatria, UFRJ. Pioneira no campo da psiquiatria computacional, desenvolve algoritmos computacionais para análise da fala para rastreio de sinais de sofrimento mental, desenvolvimento cognitivo, e análises de relatos de sonhos. Membro da Schizophrenia International Research Society (SIRS), no comitê da rede Discourse in Psychosis, alumni da LASchool for Education. Vencedora e indicada a prêmios nacionais e internacionais (destaca indicação pela revista científica Nature - Inspiring Scientist em 2019, lista da revista Forbes em 2020, Global Awards SIRS 2023). Atualmente, Natália é a Cientista-chefe da Motrix.