PROGRAMAÇÃO

Voltar a programação

14-04-2023

16:00 - 17:00

REIMAGINANDO O BRASIL NAS TELAS – EMERGING AND POWERFUL VOICES

Screening Room Soft Power Storytelling Futuro Mídia e Entretenimento Audiovisual

Nos últimos anos, uma nova onda de criadores têm surgido no cenário brasileiro, com repertórios, olhares e vozes transformadoras para o audiovisual nacional, que passa por uma fase de ebulição e de reconfiguração de muitas de suas narrativas e representações. Fugindo de estereótipos, trazendo profundidade, delicadezas, afetos e potências arrebatadoras para as obras, esses novos nomes do audiovisual estão reimaginando o Brasil nas telas e criando um movimento extremamente relevante para o fortalecimento da identidade cultural nacional. Neste painel, alguns dos maiores destaques dessa nova fase vão discutir essa reimaginação do Brasil nas telas, os desafios dessa jornada e os caminhos ainda a percorrer.

Palestrantes

Gabriel Martins

Gabriel Martins | Palestrante

Nascido em Belo Horizonte e radicado na periferia de Contagem, graduou-se na Escola Livre de Cinema/BH e em Comunicação Social com Habilitação em Cinema e Vídeo, em 2010, no Centro Universitário UNA. É sócio fundador da produtora Filmes de Plástico, junto a André Novais Oliveira, Maurílio Martins e Thiago Macêdo Correia. Dentre os seus principais trabalhos como diretor estão os curtas “Rapsódia para o Homem Negro”, “NADA” e os longas-metragem “No Coração do Mundo” (codirigido por Maurilio Martins) e “Marte Um”.

Juliana Vicente de Carvalho Farias Santos

Juliana Vicente | Palestrante

Preta Portê Filmes

Juliana Vicente é diretora, roteirista, produtora e fundadora da Preta Portê Filmes. Iniciou com “Cores e Botas”, exibido mundialmente em mais de 100 festivais. Integrou o Berlinale Talents (2015) e foi premiada com a coprodução "A Terra e a Sombra", no Festival de Cannes. Realizou o clipe“Marighella”, dos Racionais MCs, melhor Clipe do Ano no VMB (MTV, 2012). Criadora e diretora da série “Afronta!”. Em 2022, lançou os longas metragens: “Diálogos com Ruth de Souza", vencedor do prêmio de Melhor Direção de Documentário no Festival do Rio e o original Netflix “Racionais: Das Ruas de São Paulo pro Mundo”, que ocupou o 1° lugar entre os filmes mais vistos no Brasil e 6° mais visto no mundo (não Ingles).

Graciela Guarani

Graciela Guarani | Palestrante

Produtora Cultural, Diretora, roteirista e curadora, nascida e crescida na aldeia Jaguapiru, pertence aos povos Guarani e Kaiowá de MS. Atuou na direção, roteiro e fotografia em mais de 8 obras audiovisuais, dentre elas o longa documental premiado internacionalmente “ My Blood is Red”. Autora no especial da Globo, “Falas da Terra”. Integra o time de direção na 2a temporada da série “Cidade Invisível”, NETFLIX. É chefe de roteiro no projeto de Game/ animação “Entre as Estrelas” (SPLIT). Um dos talentos como roteirista e diretora na série antológica “ Histórias ImPossíveis, TvGlobo. É uma das cineastas indígenas pioneiras e mais atuante em produções audiovisuais no cenário do cinema Brasileiro.

Marcel Izidoro

M.M. Izidoro | Moderador

M.M. é apresentador, produtor, roteirista, autor e diretor. Um criativo eclético, foi considerado uma das 20 pessoas mais criativas do mundo pela revista AdWeek. Criou a plataforma de saúde mental #EuEstou em parceria com o Meta Brasil , o podcast de basquete BIG SHOT POD e muitos outros para HBO, Globoplay, RedBull e 99. Ele é diretor e roteirista do projeto #AmarEloPrisma com Emicida, do podcast Casa Floresta pro Instituto Socioambiental, dos filmes "Amaré" e "O Diabo Mora Aqui", dos audiolivros oficiais da Saga Harry Potter em Português, foi também colunista do ECOA, a plataforma de bem social do UOL e criou e dirigiu o audiodrama de fição cientifica indigena “Eles Estão Aqui” para a Globo.

Fernando Barcellos

Fernando Barcellos | Palestrante

Fernando Barcellos é diretor e roteirista. Há mais de 20 anos atua em cinema, teatro e TV. Nascido na Cidade de Deus (RJ), formou-se em audiovisual pela CUFA. Atuou como coordenador de conteúdo na produtora Ponto Cine. Como diretor, assina os curtas Se Todos Fossem Iguais, Arroz com Feijão, Me dá um abraço e Starting Over. Em vídeo-clipes, dirigiu MV Bill, Rafael Mike, Luccas Carlos, Rodriguinho e Nanah. Como roteirista, assina os longas “5x favela”, “5x pacificação”, e “Funk” (2023), de Heitor Dhalia. Atualmente desenvolve série de ficção em que atua como showrunner e se prepara para entrar em pré-produção de longa de ficção de sua criação, ambos com plataformas de streaming internacionais.

Pagina de programacao