PROGRAMAÇÃO

Voltar a programação

28-04-2022

19:30 - 20:30

Propriedade Intelectual e o Futuro do Audiovisual

SCREENING ROOM

Falar sobre propriedade intelectual é, hoje, absolutamente estratégico. Com a digitalização, o amplo uso da Internet e o surgimento de inúmeras ferramentas que facilitam a criação, distribuição e comercialização de conteúdo, os direitos autorais se tornaram uma proteção a mais para obras proprietárias e seus autores, uma importante fonte de receita, além de ser uma forma de regulamentar o mercado. Mas o que signi?ca, na prática, olhar para propriedade intelectual de forma estratégica? Neste painel, executivos e autoridade falarão sobre os caminhos do desenvolvimento econômico sustentado e sustentável.

Palestrantes

Victor Drummond

Victor Drummond é advogado e professor universitário de Direito no Brasil e em outros países. Possui mestrado, doutorado e pós-doutorado, sempre atuando em temas relacionados aos direitos autorais. Possui muitas obras de Direito publicadas sob a forma de livro ou artigos. É atualmente Presidente do Comitê Jurídico e de Desenvolvimento da Latin Artis, presente em 15 países e Diretor geral da Interartis Brasil (www.interartis.org.br e @interartisbrasil). É um defensor implacável dos direitos dos criadores, especialmente no setor audiovisual.

Rosana Alcântara

Rosana é advogada especializada em regulação do audiovisual. Exerceu o mandato de Diretora na Agência Nacional do Cinema (ANCINE), de 2013 a fevereiro de 2017. Sócia-Fundadora da RSA Consultoria e Assessoria Jurídica. Especialista em Direito Autoral, prestação de contas de projetos financiados com recursos públicos, coprodução internacional e mercado audiovisual. Graduada em Direito pela UFRJ, tem especialização em Gestão e Prática em Direitos Humanos pela UCAM/ Fundação Ford; especialização em Regulação realizada pela George Washington University, Washington DC – EUA; e Inovações em Governança pela Harvard School (Cambridge – EUA)

Marcelo Goyanes

Advogado; Professor de Pós-Graduação da PUC-Rio; Mestre em Direito da Propriedade Intelectual pela The George Washington University; Pós-Graduado em Direito da Propriedade Intelectual da PUC-Rio; Autor do livro “Tópicos em Propriedade Intelectual: marcas, direitos autorais, designs e pirataria”; coautor dos livros “O Direito e a Internet”; e “Processo Civil na Propriedade Intelectual; e editor dos livros “The Streaming Revolution in the Entertainment Industry” e “The Monetization of the Global Music Business - from Creators to Major Industry” ; Editora Frukt (UK); membro da Comissão de Direito do Entretenimento da OAB/RJ e do Comitê Executivo da International Association of Entertainment Lawyers.

Claudio Lins de Vasconcelos

Lins de Vasconcelos Sociedade de Advogados

Advogado, Sócio-Diretor de Lins de Vasconcelos Advogados. Doutor em Direito pela UERJ e mestre em Direito pela Universidade de Notre Dame. É professor do mestrado em Economia Política da Cultura da UFRGS/Itaú Cultural e do programa de pós-graduação em direito da propriedade intelectual da PUC-Rio, entre outras atividades de ensino e pesquisa. Foi secretário de economia da cultura do Ministério da Cultura, assessor adjunto de assuntos internacionais do Ministério da Justiça, consultor do Banco Mundial e gerente jurídico da Fundação Roberto Marinho. É membro do Conselho Empresarial de Economia Criativa da FIRJAN e da Comissão de Direitos Autorais, Intelectuais e do Entretenimento da OAB/RJ.

X













    Sim, desejo receber informações sobre ofertas exclusivas, comunicações comerciais e notícias do Rio2C e seus parceiros através de qualquer meio físico ou digital.