Voltar a programação
Com o advento da era digital e das novas formas de produção e distribuição de conteúdo, surgem novas possibilidades para a criação de projetos audiovisuais e modelos de coprodução. Nesse contexto, a propriedade intelectual compartilhada pode ser um caminho para promover a colaboração entre as produtoras, diversificar as narrativas contadas na tela, ajudar a proteger as obras e garantir que elas sejam monetizadas de maneira justa em um mercado cada vez mais competitivo. Neste painel, renomados produtores brasileiros, envolvidos em grandes coproduções realizadas a partir de propriedades intelectuais compartilhadas, vão destacar casos de sucesso, e aprofundar o debate sobre novos modelos de negócio para a indústria audiovisual nacional.
Palestrantes
Gustavo Mello
Boutique Filmes
Gustavo Mello é produtor de "Rota 66" (Globoplay Original) e duas séries de ficção para Amazon Prime Video (em produção), além de outros projetos a serem anunciados. Também produziu a docuseries "Elize Matsunaga: Once Upon a Crime" (Netflix) e "PCC: O Poder Secreto" (HBOMax). Responsável por quase 140 horas de produção original. Produtor e criador de A Queen is Born (Netflix). Diretor e produtor dos documentários A Grande Luta e Em Nome dos Pais (ambos para HBO), Desengaveta (GNT), Lowrider Brasil (Discovery Channel). Para Universal Channel é produtor executivo do formato Cinelab. Ele também é co-criador e produtor de Um Dia de Chef (Food Network) e Criador de Celebridades (E! Entertainment).
Paula Cosenza
VENTRE STUDIO
Sócio-Fundadora do Ventre Studio. Produtora independente com vasta experiência nacional e internacional, produziu séries, longas e documentários em parceria com Netflix, Disney, HBO, FOX, Warner Bros e Sony Pictures, entre outros. Suas produções foram exibidos e premiados nos festivais de Cannes, Berlinale, Veneza, San Sebastian, Sundance e Telluride. Enquanto distribuidora, adquiriu e lançou no Brasil títulos como “Parasita” de Bong Joon-ho e “The Square” de Ruben Ostlund. É membro do EAVE (European Audiovisual Entrepreneurs) e foi nomeada pela Variety como “Latin American Producer to Watch”.
Mariana Veil
Jornalista, roteirista, produtora e sócia da Black Pen Filmes. Atuou como roteirista do talk-show Conversa com Bial da TV Globo, assinou roteiros de podcasts da B9 Company e também a criação de documentários e reportagens especiais para a GloboNews, em Brasília, no Rio de Janeiro e como correspondente em Barcelona. Assinou a produção do filme nacional "B.O." e a produção executiva do webdocumentário ‘Farselona’ (29ª edição do SXSW, Texas 2016 / PriMed Festival Internacional do Mediterrâneo, Marselha 2016). Atualmente trabalha como produtora executiva das séries originais e coproduções da Black Pen e como roteirista de projetos de ficção para plataformas de streaming.
Marco Anton
Boipeba Filmes
MARCO ANTON Formado em economia com mestrado em gestão de empresas, Marco Anton traz sua expertise em estruturação de negócios e planejamento para a Boipeba Filmes, empresa aberta com o cineasta e produtor Carlos Saldanha para atuar no mercado brasileiro e internacional desenvolvendo e produzindo conteúdo de animações, séries e longa metragens. Teve participação como Produtor Executivo do longa “Antes que eu me Esqueça” (2018) e Coprodutor de “Todas as Canções de Amor” (2018). Recentemente foi Produtor executivo da série “Cidade Invisível” (2021) da Netflix.