Voltar a programação
O audiovisual independente nunca teve tantas possibilidades de ampliar seu alcance para o cenário internacional como nos tempos atuais, o que tem impulsionado negócios para muitas produtoras brasileiras, mas ainda existem grandes desafios no horizonte. Os caminhos para construir reputação global, os obstáculos e as disparidades de orçamento para se destacar num cenário altamente competitivo e os gargalos de distribuição e apoio para conquistar espaço nas maiores premiações do setor estão entre alguns dos principais tópicos dessa conversa. Os integrantes deste painel conseguiram galgar alguns desses degraus de maneira exemplar, em diferentes escalas, e trarão para o debate suas experiências e aprendizados acerca dos desafios enfrentados pelos produtores brasileiros para se destacar globalmente, desde a criação da ideia até a distribuição da obra, abordando ainda as conexões e parcerias necessárias para conquistar espaço e reconhecimento internacional.
Palestrantes
Aly Muritiba | Moderador
Aly Muritiba é diretor de “Deserto Particular”, vencedor do prêmio do público no Festival de Veneza e indicado do Brasil ao Oscar de 2022. Com passagens em Sundance (Ferrugem), Veneza (Tarântula) San Sebastian (Para Minha Amada Morta) e Cannes (Pátio), os filmes escritos e dirigidos por Muritiba ganharam mais de 200 prêmios ao redor do mundo. No Festival de Gramado de 2021 seu novo longa-metragem “Jesus Kid” recebeu os três prêmios: Melhor Roteiro, Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Diretor. Para canais de TV e plataformas de streaming, dirigiu: “Carcereiros” (Globo), “Irmandade” (Netflix), "O Hipnotizador"(HBO), "Irmãos Freitas"(Space), “O Caso Evandro” (GloboPlay) e "Cangaço Novo"(Prime Vídeo).
FERNANDO DIAS | Palestrante
Grifa Filmes
Produtor Executivo, CEO e fundador da GRIFA FILMES, Fernando é um dos maiores especialistas do mercado audiovisual internacional no Brasil. Seus projetos tem recebido inúmeros prêmios internacionais, incluindo duas nominações ao Emmy e duas coproduções qualificadas para a shortlist do Oscar® 2019, “The Cleaners” e “Piripkura”. Tendo sido presidente da BRAVI (Brasil Audiovisual Independente) de 2006 até 2009, Fernando criou e implementou o primeiro programa premiado de fomento e exportação de conteúdo audiovisual brasileiro – Brazilian Content. Fernando tem ministrado cursos internacionais e palestrado a respeito do campo do audiovisual nos mais importantes festivais e mercados da área.
Fabiano Gullane | Palestrante
Gullane
Fabiano Gullane cultiva em mais de 25 anos de carreira uma vasta experiência de criação, produção e comercialização das produções para TV e cinema . No mercado internacional é reconhecido como um dos principais articuladores do audiovisual brasileiro pelo mundo. Estruturou ações pioneiras de coprodução com a Europa e Ásia e foi um dos colaboradores na criação do Programa Nacional de Exportação “Cinema do Brasil” com apoio institucional da ANCINE e MRE, onde participou como membro do Comitê Gestor. Idealizador, empreendedor , Fabiano ancora sua carreira na busca incansável de uma curadoria criativa e qualificada dos projetos, de investimentos inovadores.
Barbara Teixeira | Palestrante
Anonymous Content Brazil
Barbara Teixeira é formada em Comunicação pela Lewis and Clark College, e mestre em Linguagens de TV pela San Francisco State University. Produziu, escreveu e dirigiu programas de variedades, doc e ficção, com passagens pelos canais Multishow, Canal Brasil, NBCUniversal e Sony onde foi Diretora de Produção Original. Hoje é diretora geral e produtora executiva na Anonymous Content Brasil, uma empresa da RT Features em parceria com as americanas Anonymous Content e CAA, focada em desenvolvimento e produção de séries na América Latina e no mundo.
Andréa Barata Ribeiro | Palestrante
O2 Filmes
Produtora brasileira eleita pela Variety Magazine como uma das 5 mulheres mais influentes do entretenimento. Sócia-fundadora da O2 Filmes, Andrea é responsável pela produção de vários longas para o cinema, como o premiado “Cidade de Deus”, “Não por acaso”, “Cidade dos Homens”, “Domésticas”, “Contra Todos”, “Viva Voz”, “Antonia”, “Ensaio sobre a Cegueira” e “À Deriva”. Entre as mais recentes produções de Andrea para a TV estão as séries “Manhãs de Setembro” (Amazon Studios), “Pico da Neblina” (HBO), “Irmandade” (Netflix), além de “Assédio” e “Segunda Chamada” (Rede Globo). Entre os últimos longas produzidos para salas de Cinema estão,, “Marighella”, de Wagner Moura, e “7 Prisioneiros”.