Voltar a programação
A produção é o que move o setor audiovisual, mas nem sempre é vista como uma parte criativa do trabalho. No exterior, o papel do Produtor Criativo já é um dos mais valorizados, mas no Brasil essa figura ainda não é tão reconhecida, apesar de haver grandes produtores criativos em atuação no país. Composto por expoentes da Produção Criativa brasileira, este painel vai explorar o papel do produtor criativo no audiovisual, e as habilidades necessárias para lidar com a complexidade do processo criativo, da ideia à realização. Serão discutidas as diferenças entre produção criativa e produção executiva, e como um produtor criativo equilibra a visão artística com as restrições de orçamento e prazos, além das interfaces complexas entre criadores, diretores, executivos e equipes técnicas. O debate irá destacar os diferenciais de grandes produtores criativos com alcance internacional, as estratégias deles para produzir obras de alta relevância, e seus desafios no mercado audiovisual de hoje.
Palestrantes
Rodrigo Teixeira
Criada por Rodrigo Teixeira, a RT Features é uma das principais produtoras audiovisuais e a brasileira com maior destaque no mercado internacional. Seus filmes foram indicados para mais de 40 prêmios —incluindo 6 indicações ao Oscar e 4 ao Globo de Ouro. Produziu, entre outros, A Vida Invisível de Eurídice Gusmão (2019), de Karim Aïnouz, vencedor do prêmio de melhor filme na mostra Um Certo Olhar no Festival de Cannes; e Call Me By Your Name (2017), de Luca Guadagnino, vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Adaptado. Rodrigo Teixeira é membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos EUA e figura na lista 500 Most Important People in Global Media, da Variety.
Rafaella Giannini
KondZilla
Profissional com mais de 15 anos de experiencia soma passagens importantes na O2 Filmes, HBO Latin America, HBO MAX e atualmente é Diretora do departamento de séries e filmes da Produtora KondZilla.
Maria Angela
Paramount Brasil
Head de Produção de Conteúdo da Paramount no Brasil desde 2021, sendo responsável pela área de produção do grupo para streaming e Pay-TV. De 2017 a 2021, a executiva liderou as séries originais da Netflix no Brasil, realizando projetos como Bom Dia, Verônica, Coisa Mais Linda e Reality Z. Anteriormente, esteve à frente das produções originais da HBO por quase 20 anos, tendo recebido indicações ao I-Emmy® Awards pelas seguintes séries: Mandrake, Filhos do Carnaval, PSI e Magnífica 70. Também na HBO, produziu O Negócio, O Hipnotizador e Alice. Jornalista de formação, migrou para o audiovisual no final dos anos 1990, depois de ter sido colaboradora da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo.
Adriana Silva
Com mais de 24 anos de experiência na televisão, atuou em grandes emissoras e produtoras no Brasil. Graduada em Rádio e TV pela Universidade Metodista, iniciou sua carreira em 1997, produzindo programas de entretenimento e novelas. Em 2006, na TV Bandeirantes, chefiou o Dep. de Dramaturgia e, na sequência, assumiu a Diretoria de Produção. Com experiência em produções nacionais e internacionais de diversos gêneros e formatos, desde 2011 lidera a produção de projetos da Floresta.