Voltar a programação
O setor audiovisual brasileiro se prepara para ações importantes de fomento que devem ser catalisadas em breve, por meio de mecanismos e fontes federais, como a iminente liberação dos recursos da Lei Paulo Gustavo. Além disso, há no horizonte as ações regionais de fomento, protagonizadas por entes municipais e estaduais, como os editais da RioFilme. Este painel irá debater entre diferentes entidades representativas da esfera pública e privada, quais são as expectativas e estratégias para que esses recursos sejam plenamente utilizados para o fortalecimento da indústria audiovisual brasileira.
Palestrantes
Glaucia Camargos | Palestrante
Produziu mais de 30 filmes. Lançou UMA PITADA DE SORTEcom Fabiana Karla. Esta finalizando MALLANDRO O ERRADO QUE DEU CERTO, Lançamento em Janeiro 2024, ambos parceria com Downtown
Vinicius Clay | Palestrante
Agência Nacional do Cinema - ANCINE
Vinicius Clay é membro da Diretoria Colegiada da Ancine. Especialista em regulação do audiovisual desde 2006, exerceu as funções de Superintendente de Desenvolvimento Econômico e de Secretário de Políticas de Financiamento da Ancine, áreas que atuam na execução do Fundo Setorial do Audiovisual. Em sua trajetória na Agência, contribuiu com a formulação, implantação, execução e gestão de políticas de financiamento público à atividade audiovisual, com destaque às linhas de crédito e investimentos do FSA.
Ana Paula Sousa | Moderadora
Jornalista e pesquisadora, Ana Paula Sousa acompanha o mercado audiovisual brasileiro há duas décadas. É editora de cultura da versão impressa da revista CartaCapital e tem reportagens e análises publicadas em veículos como Folha de S.Paulo, O Globo, Valor Econômico, Piauí e Filme B. Mestre em Indústrias Culturais e Criativas pelo King’s College (Londres) e doutora em Sociologia pela Unicamp, é professora no curso de cinema e audiovisual da ESPM-SP e coordena o Fórum Mostra Internacional de Cinema de S.Paulo . É autora do recém-lançado livro "O cinema que não se vê: a guerra política por trás da produção de filmes brasileiros no século XXI" (Editora Fino Traço).
Joelma Oliveira Gonzaga | Palestrante
Secretária do Audiovisual do MinC, Joelma Gonzaga é de Salvador (BA) e há mais de uma década constrói uma sólida carreira como produtora executiva e criativa, com filmes premiados e exibidos nos principais festivais do mundo — como Cannes, Locarno e Festival do Rio. Esteve à frente de importantes produções nacionais, como AmarElo - É tudo para Ontem, Breves Miragens de Sol, Doutor Gama, O Enigma da Energia Escura e o longa metragem ficcional Regra 34. É membra do conselho fundador da União Nacional de Produtores Executivos. E atuou, ainda, em iniciativas de formação como o programa Nicho Executiva, voltado à formação de produtoras-executivas negras para o audiovisual.
Mauricio Hirata | Palestrante
Maurício Hirata Filho é Diretor de Investimentos da RioFilme e Mestre em Comunicação e Estudos de Mídia pela Universidade de São Paulo. Ao longo de 20 anos de carreira dedicados ao setor audiovisual ocupou posições de liderança em órgãos públicos como TV Cultura de São Paulo, Ministério da Cultura e ANCINE, dentre as quais se destacam: Coordenação do Programa DOCTV, Coordenação de Televisão e Novas Mídias da SaV/MinC, bem como a Superintendência de Registro e a Secretaria Executiva da ANCINE.