Voltar a programação
Ameaçada de extinção devido ao grande potencial econômico e à exploração predatória e ilegal, a palmeira juçara (euterpe edulis) é uma importante espécie da Mata Atlântica que conta com o apoio do Replantando Vida, programa socioambiental da Cedae, para sua preservação. O “Projeto Recuperação Produtiva da Juçara” foi criado em parceria com a família Silva (produtores extrativistas da Região Serrana do Rio) com o objetivo promover a restauração ambiental da espécie, incentivando a produção e o plantio de mudas. O projeto já recolheu mais de 15 toneladas de sementes da palmeira, sendo parte destas plantadas nos viveiros florestais mantidos pela Companhia. Para enriquecer o debate, convidamos também Norma Maciel, especialista no manejo sustentável de juçara em comunidades tradicionais da Costa Verde.
Palestrantes
Norma Maciel | Palestrante
Graduada em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2015). Mestrado em Ciências Ambientais e Florestais no PPGCAF - Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Florestais - UFRRJ ( 2017-2019). Doutorado em andamento pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Florestais pela mesma universidade( 2020- atual). Tem experiência na área de Recursos Florestais, com ênfase em Tecnologia de Produtos Florestais e Economia Florestal. Atualmente, desenvolve projetos de pesquisa em comunidades tradicionais com ênfase em tecnologias sociais e manejo sustentável de produtos florestais não madeireiros para conservação e geração de renda.
João Ademar | Palestrante
Coletor de semente de juçara na mata atlântica de Lumiar. Produtor da polpa a partir da semente de juçara. Trouxe essa tradição das raízes amazonenses de sua família.
Alan Abreu | Palestrante
Alan Abreu é engenheiro florestal da CEDAE e doutor em Ciências Ambientais e Florestais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Atua no Programa Socioambiental Replantando Vida há 9 anos. O programa utiliza as atividades da cadeia produtiva da restauração florestal como ferramentas para gerar oportunidade de trabalho, capacitação profissional e geração de renda para pessoas em cumprimento de pena no Estado do Rio de Janeiro. O Replantando Vida tem 28 prêmios de sustentabilidade e responsabilidade social.