PROGRAMAÇÃO

Voltar a programação

29-04-2022

14:00 - 14:45

PODCASTS E NARRATIVAS INFANTIS: UM CAMINHO ALTERNATIVO PARA O EXCESSO DE TELAS

SOUNDBEATS

No restaurante, no parque, no museu ou onde quer que você esteja, não é raro observar e encontrar uma criança diante de uma tela. As crianças de hoje já são nativas digitais hiperconectadas. Para além do tempo excessivo de exposição, uma grande preocupação é o conteúdo ao qual as crianças têm tido acesso de forma cada vez mais precoce e inadequada. Na contramão dessa tendência, vem surgindo lançamentos de podcasts infantis, como uma possibilidade de adicionar ao catálogo de atividades para as crianças um repertório de histórias, música, sons e experiências que dão espaço de sobra para atenção e estimulam a imaginação e criatividade. Neste painel abordaremos como foi desenvolver esses trabalhos e a importância de trazer alternativas como essas para uma infância com doses de entretenimento mais equilibradas.

Palestrantes

Laura Capanema

Laura é Gerente de Podcasts e Audiobooks da Deezer. É jornalista, comunicadora e produtora audiovisual. Foi editora dos podcasts do UOL, produzindo programas como Bienal 70 Anos, Baixo Clero, Splash Vê TV, Sexoterapia, Mídia e Marketing e Deu Tilt. Por três anos, foi produtora de conteúdo do Airbnb para a América Latina, coordenando equipes de audiovisual e fotografia no Brasil, Argentina, México, Costa Rica e Panamá. Também foi editora da plataforma VAMOS, da LATAM, e da revista TAM Nas Nuvens, da TAM. Como repórter na Editora Abril, passou quatro anos escrevendo para revistas como Viagem e Turismo, National Geographic, Elle, Veja São Paulo, Placar, Capricho e Superinteressante.

Fernando Cespedes

Mestre e Doutor em Comunicação Digital pela Universidade de São Paulo com uma pesquisa focada em sonoridade, escuta e música. É criador dos podcasts Ser Sonoro - eleito um dos melhores lançamentos de 2020 e Top 1 no ranking nacional de podcast musicais em 2021 (Spotify) - e do infantil A Incrível Nave Sonora (um podcast original da Deezer, lançado em Abril/22). Criou a identidade sonora do podcast Bienal, 70 anos (Bienal/SP-UOL) e do audioguia inclusivo da 34ª Bienal de Arte de São Paulo. Foi Produtor Criativo no YouTube/Google entre 2012 e 2015 e é membro do Grupo de Estudos e Produção em Mídia Sonora da USP.

Fernanda Montano

Eu já era fã de livros infantis e cultura para crianças antes mesmo de ter filhos. A paixão foi também para o campo profissional e, como jornalista, me especializei na área da maternidade e infância, atuando há 15 anos, especialmente para a Crescer (editora Globo) desde 2012. Também sou educadora de famílias, especialista no uso de telas pelas crianças e adolescentes. Criei o método Tela Saudável, baseado em 8 pilares, no qual ensino as famílias a usarem TV, celular, tablet e videogame de maneira equilibrada. Mãe da Malu, 11 anos, e do João, de 6.

X













    Sim, desejo receber informações sobre ofertas exclusivas, comunicações comerciais e notícias do Rio2C e seus parceiros através de qualquer meio físico ou digital.