PROGRAMAÇÃO

Voltar a programação

28-04-2022

20:30 - 21:30

PETROBRAS APRESENTA: O MOVIMENTO STEAM NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO

FUTURE.U

Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática: essas são as áreas de conhecimento que dão nome ao método STEAM, uma abordagem educacional que estimula o estudante a desenvolver pensamento crítico, diálogo, resolução de problemas e se engajar no aprendizado por experimentação, colaboração e trabalho durante um processo criativo. O movimento pela adoção do STEAM ganha força por meio de projetos educacionais e a popularização de canais de vídeos e páginas nas redes sociais que abordam o assunto. Nos países em desenvolvimento como o Brasil, onde o ensino de disciplinas de exatas pode ser bastante desconectado, há quem defenda que essa possa ser uma das soluções. Neste painel, educadores e profissionais da área compartilham suas experiências e discutem o movimento no cenário da educação brasileira.

Palestrantes

Natalia Capano

Cinema Nosso

Natalia Capano, profissional da área de projetos, com mestrado em Direitos Humanos pela Universidade de Padova- Itália, e MBA em Gerenciamento de projetos. Tem trabalhado nos últimos em 10 anos em gerenciamento de projetos de impacto social. Nos últimos anos atua como gestora institucional da Instituição social Cinema Nosso trabalhando com inovação, novas tecnologias e audiovisual.

João Luiz de Figueiredo

Economista (UFRJ), Geógrafo (UERJ), doutor em Geografia Humana (UFRJ). Atualmente é professor e pesquisador em Economia Criativa no Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa da ESPM-Rio, onde lidera o Laboratório de Economia Criativa, Desenvolvimento e Território. Também trabalha no Departamento de Geografia da PUC-Rio. Membro da Rede Ibero-americana Interdisciplinar de Economia Criativa. Acredita na interação entre academia, mercado e poder público e possui pesquisas e publicações sobre a relação entre economia criativa e desenvolvimento; as oportunidades e os desafios para o fortalecimento das indústrias criativas; e a construção de métricas e indicadores para a economia criativa.

Flavio Guimaraes

Eu sou formado em informática, trabalhando a mais de 30 anos com ferramentas utilizadas na metodologia de ensino STEAM. Decidi criar o canal Brincando com Ideias, onde compartilho a paixão por tecnologia de forma simples e divertida. Chegando a ultrapassar a marca de 1 mil vídeos explicando ferramentas STEAM relacionado a programação e eletrônica, dentre elas os temas de: Arduino, Raspberry Pi, Robótica, Micro:Bit, Esp, entre outras Criei também o Curso de Robótica.Net e o Curso de Arduino.net, ferramentas muito importantes no ensino STEAM, ensinando aos alunos e professores terem total independência na criação de projetos Makers. Ao todo foram mais de 2.600 alunos que concluíram nossos cursos.

Cristovam Ferrara

Mineiro, formado em Administração pela UFMG, Cristovam tem quase 20 anos de experiência em liderança de áreas comerciais e de marketing. Sua experiência profissional acumula passagens marcantes pela Vivo, Coca Cola e, principalmente, 13 anos de experiência em educação, tendo ocupado posições à frente de equipes no Brasil e na América Central nos grupos Laureate e Ânima. Atualmente, é Head de Valor Social da Globo.

Ana Julia Monteiro de Carvalho

Ana Júlia Monteiro de 18 anos, cientista, competidora de robótica internacional e umas das 10 melhores alunas do mundo no Top 10 Global Student Prize, considerado o 'Nobel da Educação'.

X













    Sim, desejo receber informações sobre ofertas exclusivas, comunicações comerciais e notícias do Rio2C e seus parceiros através de qualquer meio físico ou digital.