PROGRAMAÇÃO

Voltar a programação

07-06-2024

17:00 - 18:00

Soft Power: O Patrimônio Cultural como Vetor de Promoção e o Desenvolvimento

Arts&Crafts Futuro Arte e Cultura Arquitetura e Urbanismo Diversidade e Inclusão Impacto Social

O conceito de soft power refere-se à capacidade de um país influenciar e moldar as atitudes e comportamentos de outros por meio de suas ideias, cultura, valores e políticas, em vez de recorrer ao uso direto da força ou coerção. Neste contexto, o patrimônio cultural pode ser um dos principais ativos para construir e fortalecer essa influência global. Ao compartilhar sua história, arte, tradições e valores culturais com o mundo, os países podem aumentar sua atratividade e legitimidade, estabelecendo conexões mais profundas e duradouras com outras nações. Neste painel, vamos explorar como o patrimônio cultural pode servir como vetor do soft power brasileiro, destacar a importância da cultura na política internacional, além de identificar estratégias eficazes para maximizar seu impacto na promoção e desenvolvimento globais.

Palestrantes

Foto do palestrante Fábio Cesnik

Fabio Cesnik | Palestrante

Socio do escritorio CQS/FV Advogados. Graduado em Direito pela Universidade de São Paulo. Vice-presidente de Relações Institucionais da Câmara de Comércio Brasil-Califórnia (BCCC). Ex-presidente da Comissão de Mídia e Entretenimento do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP) e ex-presidente da Comissão de Direitos Autorais, Imateriais e Entretenimento da OAB-RJ. Listado pelo Chambers Global Guide principal referência na área de Mídia&Entretenimento de 2010-2019. Membro do California BAR como Foreign Legal Consultant (Consultor em Direito Estrangeiro).

Foto do palestrante Marcelo Freixo

Marcelo Freixo | Palestrante

Atual presidente da Embratur, Marcelo Freixo é professor de história e possui uma trajetória de 40 anos de ativismo social em defesa dos direitos humanos. Filiado ao Partido dos Trabalhadores, foi deputado federal e duas vezes vencedor do prêmio Congresso em Foco na categoria de melhor parlamentar do Brasil. Nascido em São Gonçalo e criado no subúrbio de Niterói, foi deputado estadual no Rio de Janeiro por três mandatos, período em que se notabilizou pela atuação nas CPIs das Milícias e do Tráfico de Armas. Entre as marcas de sua gestão na Embratur estão a prioridade na sustentabilidade, inovação e o fomento do audiovisual como ferramenta de promoção do turismo.

Foto do palestrante Adriana Rouanet

Adriana Rouanet | Palestrante

Adriana Rouanet é Diretora Executiva e co-fundadora do Instituto Rouanet, uma entidade privada sem fins lucrativos em Tiradentes, MG com atuação nacional e internacional. O Instituto atua através da cultura de forma sustentável e transformadora. Adriana tem mais de 20 anos de experiência como produtora cultural e de audiovisual no Reino Unido e no Brasil. Através de sua produtora Colibri Cultural ela produziu em Londres dezenas de festivais de cinema brasileiro além de promover simpósios, seminários e exposições no Brasil e em Londres. Ela se sustenta em seu legado cultural para conscientizar sobre desafios/oportunidades na cultura e para promover advocacy cultural.

Foto do palestrante Leonardo Edde

Leonardo Edde | Palestrante

Sócio-fundador da Urca Filmes, com mais de 25 anos de experiência como produtor e diretor, Leonardo criou, produziu e realizou dezenas de séries de TV, filmes e conteúdos digitais. incluindo filmes como "Nosso Sonho - A história de Claudinho e Buchecha", "Tropa de Elite 2", "Loucas para Casar", "O Filme da Minha Vida". Outros lançamentos de sucesso a caminho: "Tom Jobim - O TOM", "Alucinação - Belchior e suas histórias", e "Authentic Games". Sócio da TAV. É presidente do Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual - SICAV, vice-presidente da Firjan, júri do Emmy Internacional e representante do Brasil na FIPCA.

Pagina de programacao