Voltar a programação
O patrimônio cultural é composto por bens materiais e imateriais que refletem a história, a cultura e a identidade de um povo. Através do contato com esse patrimônio, é possível ampliar o repertório e a compreensão da cultura e da história do país. No entanto, a falta de acesso ao patrimônio cultural, seja por falta de investimento em preservação, falta de acesso financeiro ou falta de oportunidades de aprendizagem, pode ter um impacto significativo na construção da memória coletiva, repertório e imaginação de futuros. Neste painel, falaremos sobre como a tecnologia pode ser usada para democratizar o acesso ao patrimônio cultural e colaborar para a construção de repertório, memória coletiva e futuros inclusivos e sustentáveis.
Palestrantes
Leno Veras | Palestrante
Comunicólogo, pesquisador e professor, com foco em curadoria de coleções de ciência e cultura e enfoque na expansão do acesso via transformação digital. Doutor em Tecnologias de Comunicação e Estéticas pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da UFRJ; com estágio doutoral na Escola de Estudos Avançados da Universidade de Londres, no Instituto Warburg. Desenvolveu e fez a gestão de projetos, com enfoque em acervos, em diversas instituições; como o Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (PNUD), a Federação Internacional de Associações e Instituições Biblioteconômicas (IFLA) e a Associação de Estudos Críticos do Patrimônio (ACHS)
Paula Perissinotto | Palestrante
Especialista em novas mídias, arte contemporânea e cultura digital. Mestre em poéticas visuais pela ECA (Escola de Comunicações e Artes da USP Universidade de São Paulo) com especialização em Curadoria e Práticas Culturais em Arte e Novas Mídias pelo MECAD / ESDI em (Barcelona / ES). Desde 2000 é Co- fundadora e organizadora e do FILE, Festival Internacional de Linguagem Eletrônica. Em 2020 ingressou como doutoranda na Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes | ECA. Membro do Grupo de Pesquisa Realidades , liderado pela Profa. Dra. Silvia Laurentiz, que por sua vez, vincula-se formalmente a Escola de Comunicações e Artes e ao Departamento de Artes Visuais, ECA/USP.
João Luiz de Figueiredo | Moderador
Economista (UFRJ), Geógrafo (UERJ), doutor em Geografia Humana (UFRJ). Atualmente é professor e pesquisador em Economia Criativa no Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa da ESPM-Rio, onde lidera o Laboratório de Economia Criativa, Desenvolvimento e Território. Também trabalha no Departamento de Geografia da PUC-Rio. Membro da Rede Ibero-americana Interdisciplinar de Economia Criativa. Acredita na interação entre academia, mercado e poder público e possui pesquisas e publicações sobre a relação entre economia criativa e desenvolvimento; as oportunidades e os desafios para o fortalecimento das indústrias criativas; e a construção de métricas e indicadores para a economia criativa.
Ines Aisengart Menezes | Palestrante
Preservacionista audiovisual com mais de 20 anos de experiência em gestão de patrimônio cultural. Graduada em Cinema na Universidade Federal Fluminense (UFF) e mestra em Preservation and Presentation of the Moving Image na Universiteit van Amsterdam (UvA). Trabalhou no Eye Filmmuseum (2015-2016), na Cinemateca Brasileira (2016-2020), foi co-curadora da temática Preservação na CineOP - Mostra de Cinema de Ouro Preto (2017-2021). Desde fevereiro de 2022 atua no Programa de Arquivos da WITNESS. Diretora-Técnica da Associação Brasileira de Preservação Audiovisual (ABPA) – biênio 2022-2024.