PROGRAMAÇÃO

Voltar a programação

15-04-2023

17:00 - 18:00

O PODER TRANSFORMADOR DA ARTE E SEU IMPACTO COM GABRIELA DAVIES, MAYBEL SULAMITA E O_BASTARDO

StoryVillage Soft Power Sustentabilidade Empreendedorismo Arte e Cultura Diversidade

Desde décadas atrás, quando a arte iniciou revoluções sociais, até tempos mais recentes, quando a arte passou a expor as injustiças sociais, com obras desafiando e quebrando preconceitos, é evidente que a arte tem um imenso poder transformador. E seu impacto pode ser visto em diversas áreas, como na educação, na saúde mental, no ativismo social e na transformação pessoal, tornando-se uma ferramenta essencial para mobilizar pessoas e construir uma sociedade mais consciente e humana. Neste painel, a curadora Gabriela Davies, criadora do projeto Comadre, conduzirá uma conversa com o artista O Bastardo, que acaba de abrir sua primeira exposição individual institucional, “O retrato do Brasil é Preto” no MAR, e Maybel Soares, artista e Coordenadora de Comunicação da Rede Nami, sobre o impacto da arte em suas jornadas pessoais e na transformação da sociedade.

Palestrantes

Maybel Oliveira

Maybel Sulamita | Palestrante

Rede NAMI

Historiadora e pesquisadora, vive e trabalha no Rio de Janeiro. É doutora em história pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestra em história social pela Universidade Federal do Estado do Rio (UNIRIO) e especialista em Relações Étnico-raciais pelo CEFET/RJ. Desenvolve pesquisas relacionadas à história da arte, arte afro-diaspórica e gênero. Atualmente trabalha como coordenadora de comunicação na Rede NAMI, e é responsável pela direção dos vídeos educativos publicados no Canal NAMI no Youtube.

Mateus Marcelino Costa Maia Dantas da Silva

O Bastardo | Palestrante

O Bastardo (1997, Rio de Janeiro, Brasil) se criou em Mesquita, município da Baixada Fluminense, periferia do Rio de Janeiro. Atuando, inicialmente, em linguagens urbanas, como o grafitti, o artista elabora um diálogo direto entre questões autobiográficas e o pensamento pictórico, conquista gestada entre vivências familiares e passagens por escolas de arte, como a EAV Parque Lage, no Rio de Janeiro, e a Beaux- Arts de Paris. Em 2023, O Bastardo tornou-se membro da comissão curatorial da Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Suas principais exposições, estão as individuais: O Bastardo: O retrato do Brasil é Preto, MAR, Rio de Janeiro, 2023 e Pretos de Griffe, Casa Triângulo, São Paulo, 2021.

Gabriela Davies

Gabriela Davies / gabrieladavies.com | Palestrante

Nascida no Rio de Janeiro (1993), Gabriela tem como foco a aproximação da arte ao público, estudando distintas maneiras de aproximar a comunicação entre o espaço institucional, a arte e seu meio. Além de cursos de história da arte e viagens culturais, ela trabalha na elaboração e produção de eventos e exposições que buscam colaboração e conscientização social, como por exemplo, Fotos Pró Rio, 50x5, Potência Ativa e mais recentemente a Comadre: plataforma que busca levantar recursos para organizações sociais assim como promover eventos e exposições que debatem sobre pautas marginalizadas pela sociedade. Gabriela Davies tem mestrado na cor rosa.

Pagina de programacao