Voltar a programação
Como você se sente quando está frente a uma decisão com muitas possibilidades? Os famosos “E se...”, que permeiam nosso processo decisório, são alvo também de pesquisas no campo da neurociência. Ter mais opções não necessariamente leva a uma decisão mais satisfatória. Na verdade, ter muitas opções pode ser estressante e elevar os níveis de ansiedade no corpo. Por outro lado, vivemos em um país com grandes desigualdades e não podemos ignorar aspectos sociais que colocam muitas pessoas em situação de vulnerabilidade, onde não há escolhas, autonomia ou liberdade. E isso tem impactos profundos nas suas vidas. Neste painel, debateremos sobre os aspectos científicos e sociais deste tema que toca cada um de nós e nossas escolhas diárias.
Palestrantes
Kananda Eller | Palestrante
Kananda Eller é mulher negra da periferia de Salvador, formada em licenciatura em Química, mestranda em Ensino de Ciências Ambientais, CEO e divulgadora científica nas redes sociais através da instituição Deusa Cientista. Através desse trabalho promove educação científica de uma maneira acessível para todos os públicos, discutindo as questões raciais, de gênero, de sustentabilidade e sociais relacionadas à ciência nas redes sociais do Deusa Cientista. Em 2021, foi indicada ao TikTok Awards e no mesmo ano fui eleita a baiana do ano na ciência pelo Jornal Correio da Bahia. Foi fundadora da primeira empresa júnior de Química da UFBA.
Janaina Brizante | Palestrante
Doutora em neurociência cognitiva na área de bases neurais do comportamento pelo ICB-USP, com estágio sanduíche no Center for Cognitive Neuroscience da Duke University, EUA. Estuda e trabalha com tomada de decisão econômica e social, incluindo vieses de gênero e raça. Foi diretora científica para América Latina e líder de negócio Brasil da Nielsen Consumer Neurocience. Fundou a Loube Consunting em 2020, dedicada a aplicar neurociência do comportamento à real inclusão de minorias sociais em ambientes organizacionais e em escolas. Acredita na construção de ações práticas para mudanças positivas de comportamento, de curto, médio e longo prazos.