PROGRAMAÇÃO

Voltar a programação

13-04-2023

11:00 - 11:45

O IMPACTO DA TECNOLOGIA NA DEMOCRATIZAÇÃO DA CULTURA

Pitching Square Content Market Room Tecnologia Audiovisual Comportamento

O impacto da tecnologia na democratização da cultura vem sendo cada vez maior nos últimos anos, e isso tem influenciado também o desenvolvimento de novas linguagens e narrativas. Com o surgimento de novas tecnologias, como câmeras digitais e smartphones, a produção de conteúdo audiovisual tornou-se mais acessível e ampliou as possibilidades de participação de diferentes grupos na criação e disseminação de ideias, dando voz a novos criadores e diversificando as narrativas. Neste painel, nomes de destaque do audiovisual brasileiro envolvidos com o tema vão explorar como podemos aproveitar as novas possibilidades tecnológicas para promover uma cultura mais inclusiva e crítica, ao mesmo tempo em que lidamos com os desafios que a era digital traz.

Palestrantes

Luciana Bezerra

Luciana Bezerra | Palestrante

Favelados Filmes

Luciana Bezerra é cineasta, atriz e aluna de Letras da PUC-RJ no curso de formação de escritor. Nascida na favela do Vidigal, formada pelo Grupo Nós do Morro em artes cênicas e multiplicação de saberes, exerce em suas obras e oficinas a filosofia da generosidade intelectual. Seu curta "mina de fé" tem vários prêmios sendo dois de melhor filme. Assina argumento e direção do epsódio "Acende a luz" do "5 x favela agora por nós mesmos" melhor filme no festivel de Paulinia. O longa recém lançado "7 cortes de cabelo no Congo" recebeu melhor documentário do Festival Primeiro Olhar de Curitiba e Menção Honrosa do Festival do Rio. Atualmente finaliza seu primeiro longa de ficção o drama "A festa de Léo."

Milena Manfredini

Milena Manfredini | Palestrante

Cineasta, antropóloga, artista visual e curadora. Dirigiu e roteirizou os filmes "Eu Preciso Destas Palavras Escrita" (2017); "Camelôs" (2018); "Guardião dos Caminhos" (2019); "De um lado do Atlântico" (2020) filme idealizado a convite do Instituto Moreira Salles para a chamada IMS Convida; "Mãe Celina de Xangô" (2021) e "Grandes Senhoras" (2022), filme desenvolvido como desdobramento da Residência Artística do Goethe-Institut. Atua como curadora em mostras e festivais de cinema e é idealizadora e curadora da Mostra de Cinema Narrativas Negras, projeto voltado à pesquisa e visibilização das filmografias negras. Também exerce as funções de pesquisadora, professora e consultora no campo audiovisual.

FABIO ALMEIDA

FABIO MATEUS | Moderador

Ator e produtor cultural com mais de 20 anos de atuação profissional, fundador da EncontrArte qualidade de vida Através da Arte, hoje coordena uma Escola Social de Audivisual e Cinema na Baixada Fluminense.

Luciano Vidigal

Luciano Vidigal | Palestrante

É cineasta e ator. Integrante do Nós do Morro desde 1990, foi o primeiro cineasta brasileiro oriundo da favela a ganhar prêmio internacional, com o filme “Neguinho e Kika”, no Festival de Marselha (2005). Atuou em 46 filmes, roteirizou e dirigiu um dos episódios do longa “5X Favela”, que abriu o Festival de Cannes em 2010; e o curta "Lá do alto”, que ganhou mais de 30 prêmios nacionais e internacionais. Dirigiu o doc “Cidade de Deus 10 anos depois”; trabalhou na pesquisa de elenco de "Cidade de Deus"; é um dos diretores da série "Pais de Primeira" (Globo); e prepara os longas "Kasa Branca" (ficção), coprodução Globo Filmes e Telecine, e "Se Eu Viver Vai Ser Milagre" (doc), para streaming.

Pagina de programacao