PROGRAMAÇÃO

Voltar a programação

06-06-2024

14:00 - 15:00

O Futuro da Comédia: A Reinvenção do Humor ao Longo dos Tempos

Writers Room

A comédia é um dos gêneros mais consolidados no audiovisual brasileiro e se renova de tempos em tempos, reinventando o humor que se conecta com o público a cada geração, seja na televisão, no cinema ou na internet. A Globo teve um papel importante nessa renovação em diversas eras do entretenimento nacional, e agora volta a ampliar os investimentos no gênero, o que promete trazer impactos importantes na indústria. Em paralelo a isso, nomes que marcaram época na grade da TV encontram novos espaços no teatro e na internet, onde criou-se um celeiro de inovação na comédia, a exemplo de canais como Porta dos Fundos e Choque de Cultura. Para abordar essa linha do tempo de transformações e refletir sobre os marcos de cada era, este painel vai reunir criadores de destaque de várias dessas fases do humor nacional, com o intuito de entender para onde aponta o futuro da comédia no Brasil.

Palestrantes

Thaisa Damous

Thaísa Damous | Moderadora

Thaisa Damous é atriz, roteirista, dramaturga, narradora e professora de oratória e storytelling. Desde 2017 é produtora de desenvolvimento e roteirista na Hungry Man. Assina a criação da série “Cosme e Damião – Quase Santos” ao lado de Cézar Maracujá e Rafael Portugal, co-roteirista do filme “Cansei de Ser Nerd” - Paramount/Telecine, co-roteirista do longa documental “A Quem Interessa a Ignorância?”, fez vídeos para o canal Parafernalha, peças de improviso e stand up.

Patricia Pedrosa

Patricia Pedrosa | Palestrante

Patricia Pedrosa cursou licenciatura em música na UNIRIO, é formada em Cinema pela UFF, Artes Cênicas pela CAL e é pós-graduada em Letras pela PUC.  Iniciou sua carreira como diretora de televisão em A Grande Família. Assinou a direção geral das séries A Fórmula e Mister Brau - em que também foi roteirista -, e a Direção Artística de Cine Holliúdy, Shippados, Todas as Mulheres do Mundo (indicada ao Emmy), Juntos a magia acontece 2, Amor e Sorte e Espécie Invasora (em pós-produção). Em 2021, fez a sua estreia na literatura ao lançar “Primeiro campo da guerra” pela Editora Faria e Silva. No ano passado, assumiu o cargo de Diretora do Gênero de Humor dos Estúdios Globo.

Helio de La Peña

Helio de La Peña | Palestrante

Criador do grupo Casseta & Planeta, atuou como ator e autor no programa Casseta & Planeta, Urgente! de 1992 a 2010. Foi ator da novela Totalmente Demais (Tv Globo, 2015). É autor de 5 livros, um deles, "Vai na Bola, Glanderson" foi adaptado para o cinema, no filme "Correndo Atrás", em que foi roteirista, ator e co-produtor. Último lançamento literário foi "Aventuras de um Pijamão", em co-autoria dom Adão Iturrusgarai. Helio fez crônicas e Adão desenhou cartuns. Editora Almedina. Atualmente corre o Brasil com seu show solo de stand up, "Preto de Neve".

Carlos Mainier

Caito Mainier | Palestrante

Porta dos Fundos

Roteirista, ator, produtor, diretor e montador de TV, especializado na criação de produtos audiovisuais; formatos de programa, salas de roteiro e núcleos criativos. Premiado com APCA (2x), RISADARIA (2x), indicado ao EMMY KIDS Internacional, indicado prêmio ABRA de melhor roteiro de comédia ficção e roteirista do ano em 2021. Atualmente é Diretor Artístico no Porta dos Fundos. Com passagens pela Globo, como diretor, ator, redator final e roteirista-chefe. Alguns trabalhos: Pablo e Luisão (globoplay/globo); Cosme e Damião (globoplay/globo); Lady Night (MSW); Fora de Hora (globo); Choque de Cultura (Canal Brasil/Youtube); Irmão do Jorel (Cartoon); Gigablaster (Gloob); Larica Total (Canal Brasil)

Pagina de programacao