Voltar a programação
A natureza como um todo em equilíbrio, uma composição em harmonia. A natureza do projeto fluindo, e o projeto da natureza se construindo. A natureza que construímos e nos constrói. Nesta apresentação, o arquiteto Gonçalo Castro Henriques abordará quatro formas de projetar que envolvem a utilização da tecnologia e de algoritmos para expandir as possibilidades de projeto, recriando a nossa natureza.
Palestrantes
Lais Kaori Laburu | Convidada
Arquiteta e Urbanista pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), com estudos e interesses em inovação tecnológica na área da construção civil, construção industrializada, design paramétrico, construção modular em metal e madeira e impressão 3D de concreto. Atualmente atuando como arquiteta de eventos, desenvolvendo projetos especiais da prefeitura do Rio de Janeiro, desenvolvendo projetos e sistemas para para algumas construtoras, como também iniciando empresa de construção modular com automatização de processos através da fabricarão digital e construção paramétrica.
João Fraga | Convidado
João Victor Teixeira Fraga, aluno de graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAU-UFRJ e integrante do Laboratório de Modelos 3D e Fabricação Digital (LAMO/PROURB). Hoje, trabalha na pesquisa "Computação para Arquitetura em Python: combatendo a desinformação e o analfabetismo digital", coordenada pelo professor Gonçalo Castro Henriques, FAU-UFRJ / LAMO-PROURB.
Gonçalo Castro Henriques | Palestrante
LAMO - Laboratório de Modelos 3D e Fabricação Digital
Professor Universidade Federal Rio Janeiro (FAU-UFRJ), coordenador Laboratório de Modelos 3D e Fabricação Digital (LAMO-Prourb). Doutor Europeu (FAUTL, Lisboa 2013), Mestre (ESARQ-UIC, Barcelona 2004), Arquiteto (ESAP, Porto 2000), estudante Erasmus (TUE, Eindhoven 1998). É membro e foi Vice-Presidente da Sociedade Iberoamericana Gráfica Digital (SIGraDi). Arquiteto, Professor e Investigador interessado na integração de sistemas generativos (analógicos, algorítmicos e responsivos) com simulação e manufatura digital (CAAD-CAE-CAM). Desenvolve atividade polissémica em rede estimulando a ligação entre a academia, pesquisa e indústria. Projetou, construiu e ensinou em diferentes países e instituições.