PROGRAMAÇÃO

Voltar a programação

07-06-2024

11:30 - 12:30

Narrativas de Impacto: A Criação a Serviço das Mudanças

Writers Room Sustentabilidade Storytelling Mídia e Entretenimento Criatividade Audiovisual Awareness

Um dos elementos-chave das narrativas audiovisuais é o seu potencial de impacto. Elas não apenas entretêm, mas também educam, provocam reflexões e podem catalisar mudanças relevantes. O alcance dessas narrativas contribui para uma percepção mais profunda e diversificada dos desafios do nosso tempo, sejam eles ambientais, sociais ou políticos, e esse impacto vêm sendo cada vez mais utilizado por vozes que buscam a transformação no mundo. No entanto, ainda há desafios significativos para maiores avanços, como a busca por financiamento e distribuição, a garantia de representatividade e diversidade nas histórias contadas e o enfrentamento de resistências ideológicas e políticas. É fundamental, portanto, que continuemos a refletir sobre o papel, o potencial e a promoção das narrativas de impacto no audiovisual brasileiro, que entram em foco no debate proposto por este painel, com o intuito de apoiar e incentivar o surgimento de novas vozes e perspectivas.

Palestrantes

Estela Renner

Estela Renner | Palestrante

Estela Renner diretora, roteirista, produtora e co-fundadora do estúdio de impacto social e ambiental Maria Farinha Filmes. Com mais de 40 filmes produzidos, ela criou, roteirizou e dirigiu a série ficcional Aruanas, vista por mais de 30 milhões de pessoas, e dirigiu e roteirizou documentários que alcançaram mais de 190 países, como "Muito Além do Peso" e "O Começo da Vida". Atualmente, escreve junto a Marcos Nisti a série de ficção internacional "Esperanza ", junto a Participant Media, com foco em justiça climática. Seu trabalho tem gerado impacto no comportamento social e em políticas públicas. Honrada pela Brazilian Foundation e Trip Transformadores, Estela foi palestrante em duas edições do SXSW.

Talita do Amaral Arruda

Talita do Amaral Arruda | Moderadora

Fistaile

Distribuidora, pesquisadora e curadora. Graduada na UFRJ e mestranda na UFRB, pesquisa a distribuição dos cinemas negros contemporâneos. Fundou a Fistaile, empresa de consultoria de distribuição, curadoria e desenho de audiência. Foi selecionada nos projetos EAVE Marketing, Sunshine Cinema, TFL NEXT Audience Design e Berlinale Talents. É colaboradora em espaços de formação como Locarno Industry Academy, BrLab, Lab Negras Narrativas, El Público del Futuro, Open Doors Locarno, DiaLab e EFM Toolbox. É associada à APAN - Associação de Profissionais do Audiovisual Negro e à ANDAI – Associação Nacional de Distribuidores do Audiovisual Independente.

Rossana Giesteira

Rossana Giesteira | Palestrante

VIDASOMA

Comunicadora, produtora e distribuidora de impacto, com pós-graduação em produção executiva em cinema e TV e MBA em MKT digital pela FGV. Atua também como diretora de mobilização e engajamento do Good Pitch Brasil, programa internacional realizado pela DocSociety/UK, plataforma global de networking para distribuição de documentários de impacto, liderado no Brasil pelo DOCSP. Desde 2015, atua no setor audiovisual como produtora de impacto, desenhando campanhas de impacto e lançamento para mais de 15 filmes, com destaque para Menino 23, de Belisário Franca. Desde 2018, faz mentoria de distribuição de impacto em workshops e seminários como: Matapi, DOCSP/Docimpacto, DOCMontevideo, DOCColombia.

Edivan Guajajara

Edivan Guajajara | Palestrante

Edivan Guajajara, do povo indígena guajajara, do território Arariboia-MA, filmmaker, social media, designer, fotógrafo e diretor de WE ARE GUARDIANS. Desenvolve trabalhos de etnomídia com os povos indígenas e comunicação colaborativa para as Organizações Indígenas do Brasil. É também co-fundador da MÍDIA ÍDÍGENA, uma rede de comunicadores indígenas que deu visibilidade às lutas dos povos indígenas. Edivan é ativista indígena levando a fotografia como ferramenta que possa dar visibilidade à luta de um povo que resiste a 523 anos, e usa os seus dons para criar artes que dão visibilidade à luta dos povos indígenas do Brasil.

Pagina de programacao