PROGRAMAÇÃO

Voltar a programação

27-04-2022

19:00 - 20:00

LONGEVIDADE & FUTURO

BRAINSPACE

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, em 2050, existirão mais de 2 bilhões de idosos no mundo. Neste contingente, serão cerca de 4 milhões de centenários num 'hard limit' de 150 anos. O aumento no tempo de vida está associado aos avanços da ciência e da tecnologia e, nesse contexto, o instinto humano de preservar a vida e usufruí-la com qualidade se une ao imaginário de um futuro onde possamos ultrapassar a marca de Jeanne Calment à base de vinho tinto e chocolate. Para debater o tema, cientistas e filósofa conversam sobre os efeitos do passar do tempo, a biologia do envelhecimento e sobre o que a ciência do futuro reserva para os seres humanos.

Palestrantes

Stevens Rehen

Stevens Rehen é um neurocientista brasileiro. Professor titular do Instituto de Biologia da UFRJ e pesquisador do Instituto D’Or. Membro Afiliado da International Society for Research on Psychedelics. Fellow da Pew Charitable Trust Latin American Program in the Biomedical Sciences e Fellow Fulbright. Professor Visitante do Sanford Burnham Prebys Medical Discovery Institute da California. Membro da Academia de Ciências da América Latina e Membro Afiliado da Academia de Ciências do Mundo em Desenvolvimento. Membro do comitê científico do Museu do Amanhã. É autor de mais de 100 artigos científicos internacionais que somados ultrapassam 6.000 citações, além de 10 capítulos de livros.

Rafael Coimbra

Rafael Coimbra é Editor-executivo de Conteúdos Digitais da MIT Technology Review Brasil e Diretor do TEC Institute. Trabalhou 23 anos na TV Globo como repórter especial e comentarista de tecnologia. Criou e apresentou a coluna "Futuro: modo de usar" e o programa de inovação "Hub Globonews". Palestrou em grandes eventos como MIT EmTech, Campus Party, Abraji, InterCon, KES, PicNic, Colaboramerica e Hacktudo. É professor do MBA em Marketing e Inteligência de Negócios Digitais da FGV. Jornalista (PUC-RJ), mestrando em Engenharia de Produção (PEP/Coppe/UFRJ), pós-graduado em Análise de Conjuntura (UFRJ) e com MBA em Marketing Digital (FGV).

Hugo Aguilaniu

Instituto Serrapilheira

Biólogo, se dedicou às bases genéticas dos processos de envelhecimento. É doutor pela Universidade de Gothenburg (Suécia), pós-doutor pelo Salk Institute for Biological Studies (EUA) e membro do National Scientific Research Council (França). Foi diretor de um laboratório na École Normale Supérieure em Lyon. Os resultados de sua pesquisa científica foram publicados em revistas como Nature, Science, Cell Metabolism e PLoS Biology e premiados pelo CNRS (Centre National de la Recherche Scientifique) e European Research Council (ERC). Também foi Pesquisador Visitante Especial na Universidade de São Paulo (USP) e mediou relações institucionais entre universidades francesas e brasileiras.

X













    Sim, desejo receber informações sobre ofertas exclusivas, comunicações comerciais e notícias do Rio2C e seus parceiros através de qualquer meio físico ou digital.