PROGRAMAÇÃO

Voltar a programação

05-06-2024

11:30 - 12:30

Limites Planetários

Biodom Sustentabilidade

Os limites planetários representam barreiras essenciais que delineiam a capacidade da Terra de manter a vida em equilíbrio. Ignorar ou ultrapassar tais limites pode resultar em consequências ambientais irreversíveis, ameaçando não apenas a biodiversidade, mas também a estabilidade climática e os recursos essenciais. Neste painel, refletiremos sobre a importância do respeito a esses limites para a vida no planeta.

Palestrantes

Yakuy Tupinambá

Yacuy | Palestrante

A mestra dos saberes Yakuy Tupinambá é a anciâ da comunidade Tupinambá de Olivença, Ihéus, Bahia, e participa ativamente nos movimentos de práticas, ensinamentos ancestrais, no fortalecimento e reconstrução dos saberes e indentidade dos povos originários, perpetuando seus conhecimentos por meio de seus relatos e encontros da escuta sensível entre comunidades indígenas e não indígenas. Co-fundadora do levante Amotara Zabelê e conselheira consultiva da UNESCO, escritora, comunicadora e colaboradora colunistada rádio Yandê.

Michelle Sampaio

Michelle Sampaio | Moderadora

Bióloga, Mestre e Doutora em Ecologia. Professora Associada da UNIRIO, onde coordena o Laboratório de Ações Sustentáveis (Laços) – com foco no diálogo para construção de sustentabilidade, educação e inovação social. Na sua atuação, como pesquisadora e consultora aborda temáticas como os limites do planeta, saberes decoloniais, uso da terra, sistemas alimentares e soluções baseadas na natureza, utilizando o diálogo como catalisador e potencializador das transformações para sustentabilidade. É membro do Conselho Mantenedor do World Café, uma metodologia de diálogo que acessa a inteligência coletiva de grupos. Acredita nas transformações através da potência do coletivo.

Pagina de programacao