PROGRAMAÇÃO

Voltar a programação

12-04-2023

11:45 - 12:30

LIÇÕES E NOVOS CAMINHOS PARA A DIVERSIDADE NO AUDIOVISUAL

Change Makers Audiovisual

A busca pela diversidade no audiovisual tem sido uma bandeira levantada por muitos nos últimos anos, mas, apesar de iniciativas relevantes e alguns avanços conquistados, o caminho para se chegar a esse objetivo ainda é muito longo. Principalmente quando se leva em consideração que o setor audiovisual tem uma série de peculiaridades complexas, como carga horária excessiva, insegurança trabalhista, falta de previsibilidade e muitas barreiras socioeconômicas que intensificam os desafios. Neste painel, lideranças envolvidas de perto com o tema vão abordar as lições aprendidas até agora, os obstáculos enfrentados e as oportunidades para avançar em direção a um ambiente mais inclusivo, com mais equidade e acolhimento, em todas as áreas do setor audiovisual. Viviane Ferreira, Presidente, Spcine João Andrade, Diretor Executivo, Coração da Selva Moderação Participativa: Janaina Oliveira, Vice-Presidente, APAN

Palestrantes

Daniel Gonçalves

Daniel Gonçalves | Palestrante

Formado em jornalismo pela PUC-Rio e pós-graduado em Cinema Documentário pela Fundação Getúlio Vargas, Daniel Gonçalves tem uma deficiência de origem desconhecida que afeta sua coordenação motora. Trabalhou na TV Globo e hoje é sócio da produtora SeuFilme. Dirigiu os curtas-metragens Tem Bala Aí? (2008); Luz Guia (2012); Como Seria? (2014); e Pela Estrada Afora (2015). Meu Nome é Daniel, seu primeiro longa-metragem, foi exibido em mais de 20 festivais, como IDFA, Festival do Rio, Mostra de São Paulo, Festival de Sydney, Festival de Cartagena e Mostra de Tiradentes. Assexybilidade, segundo longa de Daniel, tem previsão de lançamento para o segundo semestre de 2023.

Janaina Oliveira

Janaina Oliveira ReFem | Moderadora

Roteirista, Diretora e vice-presidenta da APAN. Graduada em Publicidade e Propaganda (UVA) e mestre em Cultura e Territorialidades (UFF), está analista de mercado e RH na Raio Agency. Seu trabalho mais recente o premiado curta-metragem Joãosinho da Goméia o Rei do Candomblé, 2020/RJ. Foi selecionado para mais 50 festivais nacionais e internacionais e também nas salas comerciais de cinema com distribuição da Vitrine Filmes, o curta ficou em cartaz de 29 abril a 12 maio de 2021, nas salas em 3 capitais: ESPAÇO ITAÚ - B/DF, Brasília/DF, Botafogo - Rio de Janeiro/RJ e Frei Caneca - São Paulo/SP. O filme recebeu diversos prêmios e menções honrosa. Portfólio: encurtador.com.br/sKNS1.

João Andrade

Joao Andrade | Palestrante

Diretor Executivo da Coração da Selva. Trabalhou na Spcine por cinco anos, onde foi Diretor de Desenvolvimento Econômico e Políticas Audiovisuais da Spcine. Implementou políticas pioneiras de Diversidade e Inclusão para o Audiovisual no país. Modernizou linhas de investimento na Spcine, como a primeira incubadora publica de games e linha para Publisher. Fundador do Mulheres e Dissidências do Audiovisual do Brasil (MAB), é membro da Articulação de Profissionais Trans do Audiovisual (APTA), faz parte da rede Latina Americana de dissidências de gênero do audiovisual. Trabalha com Economia Criativa há 16 anos. É mestrando em economia pela UFRGS.

Viviane Ferreira

Viviane Ferreira | Palestrante

Viviane é advogada, ativista negra e cineasta. Especialista em políticas públicas para a indústria audiovisual, é diretora-presidente na Spcine. Mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB), presidiu a Comissão de Seleção Brasileira 2021 do Oscar®. No mesmo ano, foi nomeada pelo Most Influential People of African Descent como uma das 100 Afrodescendentes Mais Influentes do mundo na categoria Humanitarismo e Ativismo. É professora universitária de Mídia Cinematográfica da ESPM, fundadora da Odun Filmes e uma das fundadoras da APAN. Seu curta "O Dia de Jerusa" (2014) foi selecionado para o Cannes Short Film Corner e posteriormente se tornou o longa-metragem "Um dia com Jerusa" (2020).

Pagina de programacao