Voltar a programação
A leitura no mundo digital mudou significativamente a forma como as pessoas consomem informações e se comunicam. A tecnologia trouxe muitos benefícios, mas também fez nascer alguns desafios, que vem sendo estudados pela ciência, como a impaciência cognitiva e questões relacionadas à qualidade da atenção. Passamos a esperar resultados imediatos, derivados de leituras rápidas. Muitos leitores digitais se concentram mais em escanear os textos em busca de informações relevantes em vez de lê-los na íntegra. Há uma dificuldade em manter sua atenção em um único texto e, mesmo entre os nativos digitais, a capacidade de retenção de informações parece prejudicada. Quais são as perspectivas para o futuro? Como fica o livro impresso nesse cenário? Uma reflexão sobre o impacto desses desafios no nosso dia a dia e em áreas como a educação.
Palestrantes
Pedro Pacífico | Palestrante
Pedro Pacífico é advogado formado pela USP e com LLM na New York University. Sempre teve grande proximidade com a literatura e, mesmo nas fases mais afastados dos livros, nunca deixou de ter um em sua mesa de cabeceira para lhe fazer companhia. Em meados de 2017, criou o @book.ster, com o objetivo de dividir suas experiências com os livros e incentivar novos leitores. Atualmente, possui 370 mil seguidores no instagram e também é responsável pelo podcast Daria um Livro.
Ramon Ramos | Moderador
Professor de ensino básico, doutorando em Literatura Brasileira e autor de livros de poesia e ficção.
Erica Rodrigues | Palestrante
Erica dos Santos Rodrigues, Ph.D., é professora do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Tem desenvolvido pesquisa na área de Psicolinguística, com interfaces em Educação (processos de leitura e de escrita) e em Neuropsicologia (linguagem e envelhecimento). Dra. Rodrigues é pesquisadora do Laboratório de Psicolinguística e Aquisição da Linguagem (LAPAL) e do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Neurociências e Cognição (INCog) da PUC-Rio. Também é membro da Rede Nacional de Ciência para a Educação (Rede CpE). É pesquisadora do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) desde 2020.