PROGRAMAÇÃO

Voltar a programação

05-06-2024

10:00 - 11:00

IA Generativa e Criação de Mundos Imaginários: Conectando Emocionalmente Ideias aos Desafios do Futuro

Arts&Crafts Sustentabilidade Tecnologia Moda e Design Storytelling Futuro Inteligência Artificial Comportamento Arquitetura e Urbanismo Arte e Cultura

Após séculos de colonização, globalização, extração econômica e expansionismo sem fim, os seres humanos refizeram o mundo, desde a escala da célula até a placa tectônica. A noção de construção de mundos imaginários oferece muito mais do que o mero ato de visualizar dados, mas os dramatiza. Nestes mundos especulativos, podemos mergulhar nas várias possibilidades e nas consequências das decisões que somos chamados a enfrentar hoje, contadas por meio de narrativas de advertência ou de um futuro regenerado. E podemos nos conectar emocionalmente com as ideias e os desafios do nosso futuro. Neste painel, vamos explorar como a IA Generativa está sendo utilizada para criar mundos imaginários, onde é possível explorar as possibilidades e consequências das nossas decisões. Como os mundos imaginários criados por IA podem ser usados como ferramentas para empoderar e conscientizar as pessoas sobre questões sociais, políticas e ambientais? Como podem inspirar e promover mudança?

Palestrantes

Pedro Évora

PEDRO ÉVORA | Palestrante

Pedro Évora, arquiteto e docente na PUC Rio, é reconhecido por seu trabalho que une inovação e arte à arquitetura. Sócio titular das empresas Rua e Évora Arquitetura e Projetos Especiais, é homologado pela Audi e BMW para suas lojas no Brasil. Realizou projetos importantes como as galerias Carpintaria, Babilônia 1500, Casa do Jongo, Galpão Bela Maré, ArtRio e foi co-curador em Europalia. Suas empresas atuam desde a arquitetura residencial ao desenho urbano. Com trabalhos expostos no MoMA e Bienais de Veneza, foi indicado ao Prêmio Mies Van der Rohe, vencendo o concurso para a Sede do Clube de Golfe Olímpico Rio2016. Hoje se engaja em projetos com foco em tecnologia, sociedade e meio ambiente.

Thiago Toshio Ogusko

Toshio | Palestrante

Tecnólogo criativo, apaixonado por combinar tecnologia, narrativa, arte e educação. Com formação em Ciências Sociais, Audiovisual e Marketing, dedicado os últimos 15 anos na vanguarda das tecnologias emergentes, explorando o potencial da XR e Metaverso para criar experiências impactantes. Minha jornada inclui experiências em empresas do setor educacional, como a Kroton e Cogna Educação, onde atuei nos núcleos de realidade virtual e inovação educacional, respectivamente. Co-fundei a GoVision, uma produtora de conteúdo imersivo XR, e também o projeto BoomReal.Art, que busca trazer uma nova perspectiva sobre a tecnologia no âmbito artístico.

Rakel Cogliatti

Kel Cogliatti | Moderadora

Experiente curadora, gestora de projetos e diretora criativa, com mais de 15 anos de atuação e uma trajetória que a posiciona como referênciano na indústria criativa. Mestre em Multimídia na Universidade do Porto, especializou-se em narrativas imersivas para social awareness e creative strategy. Bacharel em Comunicação Social pela UFRJ, é autora do livro "O Despertar do Pessoal" e diretora da instalação cênica imersiva "InCômodos". Coordenou produções internacionais para Marcas como Discovery Channel, NatGeo, BBC, ONU, e outras. Além disso, foi curadora do FICI (Festival Internacional de Cinema Infantil) em 2022 e 2023. Atualmente, é Head de Programação do RIO2C, orquestrando a programação do evento.

Olivia Merquior

Olivia Merquior | Palestrante

Idealizadora da Brazil Immersive Fashion Week, primeira semana de moda imersiva da América Latina, Olivia Merquior vem estabelecendo plataformas de fomento para práticas criativas com recursos tecnológicos entre comunidades de diversos países. Foi uma das responsáveis pelo primeiro desfile full 3D apresentado na SPFW, pela primeira exposição de moda em metaverso do Brasil e pelo primeiro desfile figital da América Latina. É sócia e CEO da IARA, femtech de estratégia criativa para experiências imersivas e web 3.0 onde atende clientes como Renner, Grupo Soma, Rede Globo, Conde Nast, Première Vision Paris, Sistema Sebrae, entre outros.

Pagina de programacao