PROGRAMAÇÃO

Voltar a programação

27-04-2022

20:30 - 21:30

FAZENDAS URBANAS: O CULTIVO DESDE A TERRA ATÉ OS TELHADOS

NEWFRONTIER

O relatório da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional de 2021 declara que 55,2% da população brasileira não tem garantidas três refeições por dia e 19 milhões de brasileiros vivem em privação extrema de alimentos. Mudar a forma como produzimos, consumimos e descartamos a comida é urgente e as transformações propostas se apresentam nas mais diferentes escalas, da forma artesanal à tecnologia de ponta, de hortas cultivadas em apartamentos a galpões com luz e temperatura controlados. Neste painel sobre fazendas urbanas propomos um encontro e diálogo entre essas diferentes perspectivas na visão de uma ambientalista e agricultora urbana, dois empreendedores e um arquiteto ecoeficiente.

Palestrantes

Timotheo Souza Silveira

Zootecnista, com doutoramento em produção, apaixonado por Marketing, Estratégia e Inovação. Participa do desenvolvimento do Cogumelos Loman, fazenda produtora de cogumelos em estrutura vertical e de alta modernização. Já atuou na FDC, FIEMG, Instituto Inovação e Mackenzie, aonde atuou nos processos de inovação e transformação digital, sempre voltados para o Agronegócio. Atualmente no cargo de superintendente da Associação de Gado Holandes conduzindo o processo de modernização da entidade, acumulando as funções de empreendedor, co-founder e diretor de Startups voltadas para o Agronegócio no Brasil.

Thiago Nasser

Thiago Gomide Nasser é doutor em Ciência Política (IESP-UERJ) e co-fundador da Junta Local, uma plataforma sediada no Rio de Janeiro que promove a comida local e aproxima pequenos produtores e consumidores. É também editor da Revista Feira.

Lucas Moreira

Lucas Moreira é engenheiro mecatrônico formado pela Escola Politécnica da USP, empresário e mestre em sistemas de controle, aprendizado de máquina e IA, criando estratégias e caminhos para a transformação através da simplificação da inovação. Como CEO da CBA Sementes, ajudou a agricultura ser transformada alterando a maneira como historicamente cultivamos nossos alimentos através da Aeroponia e cultivo sem solo, ajudando agricultores, profissionais da agricultura e indústrias a observar uma nova realidade, plantando a semente do futuro, hoje.

claudia visoni

Claudia Visoni é codeputada estadual, paulistana, jornalista, ambientalista, permacultora, agricultora urbana, cofundadora do grupo Hortelões Urbanos, da Horta das Corujas (primeira horta comunitária em praça pública da cidade de São Paulo), da União de Hortas Comunitárias de São Paulo, da Aliança pela Água, da iniciativa Objetivos da Compostagem, do Movimento Cisterna Já e da Frente Alimenta, iniciativa que se dedica a combater a fome e apoiar pequenos agricultores agroecológicos.

X













    Sim, desejo receber informações sobre ofertas exclusivas, comunicações comerciais e notícias do Rio2C e seus parceiros através de qualquer meio físico ou digital.