PROGRAMAÇÃO

Voltar a programação

29-04-2022

13:00 - 14:00

EVOLUÇÃO, NEUROCIÊNCIA E A EXPERIÊNCIA ESPIRITUAL

BRAINSPACE

Enquanto se discute se deus está vivo ou morto, os efeitos neurofisiológicos da fé são fatos científicos. Pesquisas sugerem que a experiência religiosa ativa os mesmos circuitos cerebrais que 'sexo, drogas e rock'n roll', e tanto os budistas meditando em retiro no Surat Thani quanto as irmãs carmelitas enclausuradas em oração no mosteiro de Petrópolis, por exemplo, aumentam a atividade nos lobos frontais do cérebro. Seja você um ateu convicto ou um crente devoto, é provável que se surpreenda com os efeitos da religião no cérebro humano, numa conversa que vai além do sexo dos anjos.

Palestrantes

Ronald Fischer

PhD em Psicologia Social, Sussex University. Membro da Royal Society of New Zealand e da Associao, Membro Eleito da Association of Psychological Science, Professor de Psicologia da Victoria University of Wellington, Nova Zelândia. Pesquisador do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino, Brasil. Eleito um dos 10 pesquisadores mais citados no mundo em cultura e psicologia (2013). Suas pesquisas já foram citadas no New York Times (USA), The Independent (UK), Die Welt (Germany), Times of India (India), Huffington Post (USA) entre outros.

Kelsang Chochin

Kelsang Chochin é um monge budista que tem praticado e meditado o Budismo Kadampa há muitos anos. Após concluir o Programa Intensivo de Formação de Professores no Manjushri Kadampa Meditation Center, no Reino Unido, trabalhou como coordenador de programa educacional no Templo Pela Paz Mundial em Cabreúva - SP. Em seus ensinamentos, monge Chochin compartilha seu grande entusiasmo pelos benefícios da meditação, e usa exemplos práticos sobre como integrar o estilo de vida budista em nosso cotidiano urbano encontrando assim paz interior, menos estresse e a experiência de uma vida significativa.

Everton Maraldi

Everton de Oliveira Maraldi é Psicólogo, Professor e Pesquisador. É Professor e Orientador de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pesquisador Associado no Instituto DOr de Pesquisa e Ensino (IDOR), Rio de Janeiro. Possui mestrado, doutorado e pós-doutorado em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Realizou estágio de pós-doutorado na Universidade de Oxford e na Universidade de Coventry . Membro da International Association for the Psychology of Religion (IAPR). Membro eleito do corpo de diretores da Parapsychological Association (PA), Estados Unidos.

Alexandre Potascheff

Jornalista, formado em Comunicação pela ECA-USP, tem 20 anos de experiência em criação de conteúdo em áudio e vídeo. Trabalhou 16 anos como diretor, produtor e roteirista dos podcasts da revista Trip. Também foi roteirista e repórter do Trip TV por 5 anos. Idealizador, diretor e roteirista do podcast Trip comCiência, com Stevens Rehen. Desde 2019, é diretor criativo da B9 Company, coordenando as equipes e as etapas criativas dos podcasts da empresa, da criação à entrega.

X













    Sim, desejo receber informações sobre ofertas exclusivas, comunicações comerciais e notícias do Rio2C e seus parceiros através de qualquer meio físico ou digital.