Voltar a programação
Sentimentos podem derivar de situações vivenciadas, como uma discussão ou o abraço de alguém querido, mas também a partir da apreciação de algo que estimule os nossos sentidos. E a arte é uma das mais poderosas ferramentas para isso. Uma trilha sonora pode despertar emoções profundas e influenciar a maneira como nos sentimos. Ela pode ter impacto sobre nossa saúde mental e o bem-estar emocional. Uma conversa sobre os estudos e trabalhos que vêm sendo feitos com a música. Uma reflexão sobre seu poder de nos conectar com nossos sentimentos estéticos, descobrindo novas formas de nos expressar e de compreender o mundo ao nosso redor.
Palestrantes
Rafael Mike
Cantor, compositor e diretor musical, Rafael Mike também atua como roteirista. É o criador da Batalha do Passinho e já viajou o Brasil, Europa, EUA e África fazendo shows como vocalista e dançarino em um dos mais importantes grupos de funk carioca: o Dream Team do Passinho. Rafael Mike iniciou a carreira solo com “Alfazema”, em 2019. No Cinema, além de salas de roteiro, Mike assina trilhas sonoras de filmes e documentários que estão em produção na Amazon Studios e Globoplay. Ele também assinou uma parceria com Elza Soares – no álbum Planeta Fome – além de ganhar um Grammy junto com Chico Buarque, pelo feat. em “As Caravanas”. Atualmente produz seu primeiro álbum com músicas inéditas.
Patrícia Vanzella
Pianista, membro do corpo docente do Centro de Matemática, Computação e Cognição da Universidade Federal do ABC, onde coordena o ‘Grupo NEUROMÚSICA UFABC’. É graduada em Música pela Universidade de São Paulo e pela Academia Franz Liszt | Budapeste. Obteve doutorado em performance pela Catholic University of America | Washington, DC. Apresentou-se com orquestras sinfônicas no Brasil e com grupos de câmara na Europa, América do Norte e Ásia. Tem publicado em periódicos científicos internacionais na área da Neurociência Cognitiva da Música. Paralelamente, dedica-se a divulgar o conhecimento científico através de ações educativas e culturais, como os Concertos Sinápticos e as Conversas Neuromusicais.
João Ricardo Sato
João Ricardo Sato é Professor Associado da Universidade Federal do ABC. Sua Linha de pesquisa atual é interação entre neurociências e ciências exatas, com principal foco no neurodesenvolvimento, bases neurais de transtornos psiquiátricos, conectividade cerebral, inteligência artificial e processamento de sinais neurais. Atualmente é coordenador do Núcleo Intedisciplinar de Neurociência Aplicada da Universidade Federal do ABC.