Voltar a programação
A mente humana é um instrumento poderoso e incrivelmente criativo. É capaz de inventar e inovar, construindo mundos inteiros de ideias e possibilidades. No entanto, a mesma mente criativa pode se tornar perigosa, a depender das circunstâncias e condições impostas a ela, levando a comportamentos autodestrutivos e até mesmo letais. Diante dessa dualidade da mente, é importante cultivar a consciência sobre as maneiras como utilizamos nossas próprias mentes, para que elas sejam nutridas e cuidadas de maneira saudável e responsável. Venha aprender mais sobre essas possibilidades nesse bate-papo sobre os caminhos da mente.
Palestrantes
Helena Pereira | Palestrante
Possui graduação em Ciências Biológicas, Mestrado e Doutorado em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é Professor Associado IV do Departamento de Biologia Celular e Molecular do Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense. Possui especialização em Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz e Linguística aplicada a educação pela Universidade Cândido Mendes. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa em Ciências Sociais, Sociais Aplicadas, Humanas, Letras, Artes e Linguística da Universidade Federal Fluminense. Membro da Sociedade Brasileira de Bioética.
Priscilla Bomfim | Palestrante
Professora associada na Universidade Federal Fluminense (UFF). Pesquisadora responsável pelo Núcleo de Pesquisa, Ensino, Divulgação Científica e Extensão em Neurociências da UFF (NuPEDEN). Dedica-se a área da Neurociência aplicada à educação, buscando o desenvolvimento de produtos que possam contribuir ao desenvolvimento social. Engajada na comunicação pública da neurociência, é também colunista da revista Ciência Hoje das Crianças (CHC) vinculada ao Instituto Ciência Hoje (ICH).
Analía Arévalo | Palestrante
Me formei em Neurociências e Comportamento na Columbia University, em Nova York, e fiz meu PhD em Linguagem & Transtornos da Comunicação na University of California, San Diego. Desde 2014 moro em São Paulo, onde faço pesquisa nas areas de Neurociências, linguagem e reabilitação, entre outras, na Faculdade de Medicina da USP. Tambem amo ensinar, adultos e crianças, e luto sempre pelo pensamento livre e critico das pessoas.