PROGRAMAÇÃO

Voltar a programação

07-06-2024

15:30 - 16:30

Do Papel pra Tela: Os Elos Necessários Entre Desenvolvimento e Distribuição

Writers Room

Quando um roteirista começa a escrever uma nova obra, uma questão comum é tentar entender com quem ele está falando. Ainda que não seja um recorte fechado, é natural de qualquer processo comunicativo pensar no público-alvo, e na indústria do entretenimento isso não é diferente. É arte, mas é também comunicação. Ao se falar de cinema, esse é um dos nortes principais de quem lidera a produção e a distribuição, já que é o balizador do processo de marketing e lançamento. São questões que também impactam no desenvolvimento criativo da obra, e quanto maior a interlocução entre autores, produtores e distribuidores, maior a tendência ao resultado de sucesso. Nesse painel, exploraremos como as decisões tomadas durante o desenvolvimento do roteiro podem influenciar a distribuição e o alcance do produto final, assim como examinaremos o impacto das práticas de distribuição nas decisões criativas desde a folha de papel em branco até o resultado final nas telas de cinema.

Palestrantes

Patricia Andrade

Patricia Andrade | Palestrante

Carioca, formada em Jornalismo, escreveu mais de quinze longas metragens, entre eles 2 FILHOS DE FRANCISCO e SALVE GERAL – O DIA QUE SÃO PAULO PAROU (indicações brasileiras ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2006 e 2010), À BEIRA DO CAMINHO (Melhor Roteiro Original no CINE-PE 2012), NISE – O CORAÇÃO DA LOUCURA (Melhor Filme - Festival de Tóquio e Melhor Filme Júri Popular - Festival do Rio, 2015); GONZAGA – DE PAI PARA FILHO e ENTRE IRMÃS (indicados a Melhor Roteiro pela Academia Brasileira de Cinema 2013 e 2018) Contratada da WARNER BROS. DISCOVERY, é head de salas e criadora. Na NETFLIX comandou a sala de roteiro da série SENNA, assinando também criação e supervisão de dramaturgia.

Veronica Stumpf

Veronica Stumpf | Palestrante

Veronica Stumpf trabalha com audiovisual desde 1993. Em 2004 assumiu a Diretoria Administrativa e Financeira da distribuidora Paris Filmes, e desde então, atuou em diversos projetos e parcerias com produtoras brasileiras e internacionais. Em 2014, pode expressar com mais afinco sua paixão pelo audiovisual ao iniciar sua carreira na produção de obras audiovisuais, ajudando a conceber e a implementar a Paris Entretenimento, onde atua como produtora desde então. Em 2022, foi uma das responsáveis pela produção dos seis longas-metragens. Atua ainda na produção dos espetáculos da Paris Cultural, que produziu os musicais Homem com H e Silvio Santos Vem Aí.

Simone Oliveira

Simone Oliveira | Palestrante

À frente da Globo Filmes desde 2020, Simone é formada em Publicidade pela USP, com MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC –RJ e especialização na New York Film Academy. Com mais de 25 anos de experiência na área de Entretenimento, Simone chegou na Globo Filmes em 2009 como Gerente de Desenvolvimento e Produção, responsável pela seleção, curadoria e gestão das coproduções de filmes e minisséries. Começou a carreira na Sony Pictures, coordenando ações de marketing e eventos. Foi Diretora de Atendimento na Espaço/Z, Gerente de Marketing e Comercial da Conspiração Filmes e Gerente de Marketing da MovieMobz. Em 2022 participou do EAVE Production Workshop e em 2023, do EAVE Marketing Workshop.

Débora Lucas

Débora Lucas | Moderadora

Camisa Listrada

Há quase 15 anos produzindo audiovisual, Débora integra o time da Camisa Listrada desde 2014, onde participou do desenvolvimento ao lançamento de grandes sucessos de bilheteria e audiência, como a franquia "O Candidato Honesto", "Os Farofeiros", "Fala Sério, Mãe" e os recentes "Tudo Bem No Natal Que Vem" e "Depois do Universo", além do premiado "Mussum, o filmis". Atualmente, como Gerente de Desenvolvimento e Marketing está focada em projetos para cinema, streaming e TV. IMDB: https://www.imdb.com/name/nm10800998

Pagina de programacao