Voltar a programação
A arte e a moda têm um papel importante na construção de narrativas e na expressão da identidade pessoal e coletiva. A autenticidade nesses campos é fundamental para desafiar padrões estabelecidos e reconstruir narrativas que reflitam a diversidade e a complexidade da sociedade brasileira. Neste painel, discutiremos a importância e o papel da moda e da arte na construção de identidades pessoais e coletivas, bem como a influência dessas áreas na sociedade e na cultura. Como artistas e designers têm utilizado a autenticidade como forma de expressão e questionamento de normas sociais e estéticas? Quais elementos culturais e materiais tradicionais têm sido incorporados, tanto na moda quanto na arte, para promover a inclusão social e cultural e ampliar a representatividade na cultura contemporânea? Como a falta de autenticidade e a valorização de padrões estéticos pré-estabelecidos pode limitar a criatividade e reforçar preconceitos e estereótipos?
Palestrantes
Day Molina | Palestrante
Dayana Molina é pesquisadora e estilista indígena ascendente dos povos aymara e fulni-ô. Fundadora do coletivo indígena moda br e do movimento #descolonizeamoda. Pensadora contemporânea que pesquisa a moda sustentável e decolonial. Atua há quinze anos no mercado de moda latino americano. Há seis anos, fundou a sua marca própria, a NALIMO. Foi indicada aos prêmios Globo (sustentabilidade) em 2017 e ao prêmio AVON (inspiradoras) em 2022. Atualmente, concorre ao prêmio de empreendimento inovador pela Casa Rio. Contribui com escritas para veículos como Carta Capital, Fashion Revolution e a revista de moda Bazaar.
Silvana Mendes | Palestrante
(São Luís, 1991) é multiartista visual e desenvolve sua prática a partir de pesquisas sobre questões raciais, território e políticas de afirmação. Na busca por ressignificar simbologias e narrativas visuais, toma como suporte a colagem, a pintura, a videoarte e a fotografia. Entre outras exposições, participou de Carolina Maria de Jesus: Um Brasil para os Brasileiros, 2021 (Instituto Moreira Salles – IMS, São Paulo); RAIO A RAIO, 2022 (Solar dos Abacaxis/Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – MAM Rio); Um defeito de Cor, 2022 (Museu de Arte do Rio – MAR, Rio de Janeiro); Vozes Contra o Racismo, 2020 (Secretaria de Cultura de São Paulo); e III Bienal do Sertão de Artes Visuais, 2017 (Bahia)
Rafael Silvério da Silva | Palestrante
Formado pela Faculdade Santa Marcelina em Desenho de Moda (2013) e Pós-Graduado pela UNIP em Negócios Internacionais e Comércio Exterior (2016). Pos Graduando na FIA em Marketing e Gestão de Valor. Diretor criativo e fundador da marca Silverio, é colunista de sustentabilidade social no Fashion Revolution, consultor de branding para marcas e negócios relacionados à criatividade e docente do Senac Lapa Faustolo em Sp. Participou da Casa de Criadores (2019), Brasil Eco Fashion Week (2020) e agora integra o primeiro line up do Projeto Sankofa, no SPFW (2021 - 2022). É um dos fundadores do projeto VAMO, startup de inovação social, co - autor e gestor de marcas no Projeto Sankofa.
Keyna Eleison | Moderadora
Curadora. Escritora, pesquisadora, herdeira Griot e xamãnica, narradora, cantora, cronista ancestral. Mestre em História da Arte e especialista em História da Arte e da Arquitetura; bacharel em Filosofia. Membra da Comissão da Herança Africana para laureamento da região do Cais do Valongo como Patrimônio Mundial (UNESCO). Curadora da 10a. Bienal internacional de Arte SIART, na Bolívia; e da publicação da Bienal de Liverpool 2020/2021 junto com Manuela Moscoso. Atualmente cronista da revista Contemporary& Latin America, e Professora do Programa Gratuito de Ensino da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rio de Janeiro e Diretora Artística do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro com Pablo Lafuente.